Foto: Divulgação Infraero

O terminal de Petrolina foi construído pela prefeitura com o intuito de apoiar o Correio Aéreo Militar, que, em fevereiro de 1933, fez sua primeira aterrissagem no aeroporto. Com o avanço do processo de urbanização, houve a necessidade, por questões operacionais e de segurança, de se mudar o local do terminal.

Em virtude do potencial socioeconômico da região, motivou-se a construção de um novo aeroporto de grande porte, que teve seu projeto elaborado em 1974 pelo II Comar (Comando Aéreo Regional) e a Comara (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica).

Até 1981 o aeroporto estava sob jurisdição do Ministério da Aeronáutica quando passou a fazer parte da rede da Infraero. O Terminal de Logística de Carga (Teca) de Petrolina foi inaugurado em 1995.

Em 2000, recebeu a habilitação para pousos e decolagens de aeronaves destinadas ao transporte de cargas internacionais, onde foi alfandegado por seis meses, passando a título permanente em 2002.

Várias melhorias foram realizadas em 2004 pela Infraero. A pista de pouso e decolagem passou para 3.250 metros, uma das maiores do Brasil e a segunda maior do Nordeste, apta assim a receber grandes aviões cargueiros com capacidade de até 110 toneladas.

As salas de embarque e desembarque do terminal de passageiros passaram por uma modernização em 2013. No caso do embarque, o espaço mais do que dobrou de tamanho, passando de 307 m² para 788 m² na sala de embarque. Já o desembarque, mais do que triplicou, saindo de 235 m² para 777 m², ampliando assim a capacidade de atendimento, que passou para 1, 5 milhão de passageiros por ano.

O aeroporto dispõe de um dos maiores terminais de logística de cargas (Teca) refrigeradas do país. Entre janeiro e agosto deste ano (2018), foram exportadas, a partir do complexo logístico, 1.069 toneladas em mercadorias. Os produtos enviados para o exterior são exclusivamente frutas, em sua maioria manga, uva e mamão.

A novidade fica por conta das obras para melhorias no estacionamento, que estão sendo realizadas pela empresa MD Park Estacionamentos, e incluem a pavimentação de toda a área, cobertura de parte das vagas e a instalação de câmeras de segurança. Além disso, a reforma vai aprimorar o sistema de iluminação do local. Com a conclusão das obras, o terminal vai oferecer 313 vagas para carros e 42 vagas para motos, sendo 30% cobertas. Para facilitar o acesso dos usuários no período da reforma, uma área para estacionamento provisório foi disponibilizada. A previsão é de que a reforma esteja concluída até o final de novembro.

Com capacidade de receber até 1,6 milhão de passageiros ao ano e funcionamento de 24 horas, o terminal registrou de janeiro a setembro mais de 360 mil viajantes, entre embarques e desembarques realizados pelas companhias aéreas Azul, Gol e Avianca com destino a Campinas e Guarulhos (SP), Recife (PE) e Salvador (BA).

O sítio aeroportuário compreende em uma área de 4,12 milhões de m² e está localizado a 12 quilômetros do centro da cidade e a 10 quilômetros da rodoviária. Os passageiros e frequentadores do terminal ainda contam com lanchonetes, loja de vinhos e artesanato, locadoras de veículos e caixas eletrônicos.

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)

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