Um pouco da história

O Aeroporto Internacional de Cuiabá, Marechal Rondon, situado em Várzea Grande, há 8 km do centro da cidade de Cuiabá, possui a capacidade de atendimento de 5,7 milhões de passageiros/ano, com uma estimativa de fluxo diário de 8.967 pessoas entre passageiros e funcionários das empresas que operam o sistema aeroportuário.

Vocacionada para o turismo, Cuiabá é a porta de entrada para a Chapada dos Guimarães e para os atrativos naturais da região do Pantanal, o que consolida a orientação do aeroporto para atendimento aos turistas que chegam à região.

O aeroporto foi inaugurado em 1956 e administrado pela Infraero de fevereiro de 1975 a agosto de 2019, quando passou para a iniciativa privada.

A SPE Concessionária Aeroeste Aeroportos S/A (Centro Oeste Airports) foi o vencedor do leilão realizado na B3, em 15/3/2019, para repassar a iniciativa privada os aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em Mato Grosso, que formavam o Bloco Centro-Oeste do edital, com prazo de concessão de 30 anos, iniciado em 4 de outubro de 2019.

Em 1996 o Aeroporto Marechal Rondon, localizado a 10 km do centro da cidade, se tornou internacional.

A Infraero entregou em julho de 2016 parte das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros. As melhorias compreenderam parte da nova sala de embarque doméstico, com operação em ponte de embarque, e a nova sala de embarque remoto.

Com a finalização dos trabalhos, a área do terminal de passageiros do Aeroporto de Cuiabá passou de 8,4 mil para 14,5 mil m², ampliando a capacidade do aeroporto de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros/ano.

O Aeroporto Internacional de Cuiabá começou o projeto de ampliação e modernização do terminal aeroportuário. As obras vão resultar em um terminal de passageiros mais amplo, moderno e funcional, com ampliações em todos os setores, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que terão aumento de 50% em seu espaço físico até dezembro de 2023.