Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado

Divulgação Infraero

Um pouco da história

 

O Aeroporto Internacional de São Luís / Marechal Cunha Machado completou 49 anos no último dia 6 de fevereiro de 2023. Com papel crucial para a região, contribuindo para o fomento e desenvolvimento cultural e econômico do Maranhão (MA), o terminal é a porta de entrada da capital São Luís – com seu rico centro histórico, suas festas e seu litoral –, e de um dos locais mais cobiçados do país, os Lençóis Maranhenses, visitado por turistas do Brasil e do mundo todo.

A história do aeroporto teve início na década de 1940, quando uma pista de grama, com cerca de mil metros de comprimento, atendia à Base Aérea do Exército Brasileiro, sendo o único meio pelo qual a capital maranhense dispunha para receber voos.

Em 1943, em plena II Guerra Mundial, após vários acordos entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, foi instalada no local uma Base Aérea para servir de apoio ao Exército e à Marinha norte-americana. A partir de então, com a necessidade de uma infraestrutura para receber todo o aparato bélico, além das modernas aeronaves de combate, foram construídos uma pista de taxiamento e o pátio da aviação geral, com pavimentação asfáltica. Três anos mais tarde, com o fim da guerra, as instalações foram entregues ao Ministério da Aeronáutica.

Em 1974, a Infraero passa a administrar o terminal, que recebeu a o nome de Aeroporto do Tirirical, em referência ao bairro em que se encontra instalado. Onze anos depois, em 1985, o aeroporto passa a se chamar Marechal Cunha Machado, em homenagem a um ilustre militar, representante do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Hugo da Cunha Machado nasceu em São Luís no dia 3 de novembro de 1898. Cursou a Escola Naval e ingressou na Aviação Militar da Marinha, participando dos serviços de patrulhamento da costa durante a Primeira Guerra Mundial. Na Segunda Guerra Mundial, Cunha Machado serviu como integrante da Força Aérea Brasileira (FAB) e atingiu o posto de brigadeiro, tendo sido ainda subchefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

A CCR Aeroportos informou que as obras de melhoria no Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) já começaram. Como administradora do aeroporto desde março de 2022, a empresa está empenhada em aprimorar as instalações, criar uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico do Maranhão e oferecer uma melhor experiência de viagem aos passageiros.

O anúncio foi feito na terça-feira (26/9), no Aeroporto de São Luís, em solenidade que contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e do Diretor de Operações da CCR Aeroportos, Rafael Laranjeira.

As intervenções estruturais previstas são as seguintes:

  • Adequação das RESAs (áreas de escape) à legislação vigente;
  • Remoção de obstáculos na faixa preparada;
  • Adequação de sinalização do pátio para 9 posições C;
  • Descomissionamento da PPD auxiliar;
  • Reforma e ampliação do terminal de passageiros.

A obra tem o objetivo de aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.

O investimento total para essas obras está estimado em R$ 117 milhões. Além disso, esse projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando mais de 180 empregos diretos durante a fase de construção.

A expectativa é concluir esta série de melhorias no aeroporto até o final de 2024. Durante todo o período de obras, a CCR Aeroportos se empenhará para minimizar os transtornos aos passageiros e manterá uma comunicação transparente sobre o andamento dos trabalhos.

“O Estado do Maranhão desempenha um papel importante na conectividade aérea do país, servindo como um elo entre as regiões Nordeste e Norte em nossa rede de transporte aéreo. As melhorias planejadas para o Aeroporto de São Luís não apenas aprimorarão a infraestrutura e a capacidade do terminal, mas também fortalecerão nossa posição como um parceiro confiável para o desenvolvimento econômico e turístico da região”, explica o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.