Aeroporto Salgado Filho implanta sistema eletrônico de sinalização de vagas

1943

POA_estacionamento

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) iniciou a instalação de um novo sistema eletrônico de sinalização de vagas no edifício-garagem, utilizando sensores e luzes para indicar a disponibilidade de locais para estacionar. Os equipamentos são de fácil visualização à distância e auxiliam o fluxo de veículos que circulam no estacionamento.

O sistema é composto de sensores e indicativos luminosos, nas cores verde, vermelho e azul. Cada vaga possui um sensor que ativa a luz para aquele setor da garagem. Se a cor for verde, há disponibilidade de vagas comuns; se o marcador for vermelho, todas as vagas estão ocupadas; já a luz azul identifica vagas disponíveis para deficientes. No momento em que a vaga é preenchida ou fica livre, o sensor identifica e envia a informação eletronicamente ao sistema.

As entradas de cada andar do edifício-garagem receberão uma tela com display informando quantas vagas estão disponíveis naquele local. O equipamento ajuda a reduzir o tempo de circulação do usuário à procura de vagas para estacionar.

Os sensores e luzes indicativas já estão funcionando em três dos oito andares do edifício-garagem do Salgado Filho. A previsão é que todo sistema esteja concluído em 60 dias. Em seguida, os estacionamentos descobertos dos terminais de passageiros 1 e 2 receberão placas com o número de vagas disponíveis.

Para o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, o sistema ampliará o conforto dos usuários . “A informação certa, no momento certo, faz toda a diferença. Assim, o cliente tem como decidir e direcionar-se ao ponto da vaga, sem perda de tempo”, concluiu.