Amil Saúde recebe um Phenom 300

1916
Foto: Embraer

A Embraer entregou hoje a primeira versão do jato Phenom 300, matrícula PP-UTI, totalmente adaptada para o transporte aeromédico, para o Amil Resgate Saúde. A aeronave, configurada como uma verdadeira Unidade de Tratamento Intensivo aérea, é o 100º jato executivo Embraer entregue no Brasil.

“Com esta moderna aeronave, podemos oferecer um atendimento único e de excelência, padrões preconizados que refletem na satisfação de nossos clientes”, completa Jorge Ferreira da Rocha, Presidente da Amil Assistência Médica Internacional.

“A entrega do 100º jato executivo Embraer no Brasil para atender aos desafiadores requisitos operacionais da Amil torna esta conquista ainda mais importante”, disse Breno Corrêa, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a América Latina – Aviação Executiva. “O rápido crescimento do mercado brasileiro de jatos executivos é sinal de amadurecimento. Os empresários vêem cada vez mais este produto como uma poderosa ferramenta de produtividade, uma verdadeira máquina de ganhar tempo, que ajuda a gerar riqueza para a empresa que o utiliza e para o país como um todo.”

A Embraer executou toda a integração dos equipamentos à aeronave, o que incluiu um novo projeto do interior, certificação adicional junto às autoridades aeronáuticas e montagem. A atual configuração da cabine proporciona espaço para uma maca de resgate na posição horizontal e quatro assentos para a tripulação médica e acompanhantes, além de um toalete privativo com lavatório integrado na parte traseira. Todos os assentos possuem um mecanismo de rotação que possibilita proximidade com o paciente, facilitando a execução dos procedimentos médicos necessários em vôo.

O Phenom 300 recebeu a certificação suplementar de tipo e a instalação do pacote especial para resgate médico. São dez horas de autonomia de oxigênio e mil watts de potência para o funcionamento de equipamentos médicos de última geração: monitor, desfibrilador, marca-passo, oxímetro, ventilador, bombas de infusão e incubadora de transporte. O jato pode ser utilizado em atendimentos que envolvam distâncias superiores a 300 km e em casos de maior gravidade, oferecendo assim segurança e conforto ao paciente. A aeronave se destaca pela modernidade, a velocidade (839 km por hora), e a capacidade para operar em pistas curtas e oferecer amplo espaço interno. A autonomia de vôo (3.650 km) permite vôos sem escalas da sua base, em São Paulo, para qualquer capital de Estado brasileiro e algumas cidades no exterior, como Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). Esta nova versão do Phenom 300 é equipada com o tradicional sistema PLUS (Patient Loading Utility System), fabricado pela LifePort, uma das maiores empresas do mundo na customização de aeronaves na versão aeromédica.

Trata-se de um sistema completo composto de parte elétrica, mecânica e de gases que oferece maior segurança e mais eficiência no embarque e acomodação do paciente, tudo isso sem interferir no funcionamento do jato. O sistema tem entradas independentes de eletricidade, que permitem o funcionamento sem impactos para a aeronave, travas na maca para maior segurança, principalmente em casos de turbulências, e suporte de oxigênio com duração de 10 horas. Outros diferenciais são a agilidade e a rapidez de locomoção, sem gastar tanto combustível. O jato dispõe da maior pressurização de cabine da categoria light, ponto favorável para pacientes que necessitam permanecer em condições mais próximas às do nível do mar. A porta de entrada do avião é a maior do segmento e facilita a entrada e a saída do paciente. A cabine é confortável e espaçosa, características que tornam o jato uma ótima opção para operações de transporte aeromédico. Além disso, a capacidade de operar em pistas curtas permite o acesso a diversas localidades no Brasil e até em outros países, flexibilizando a utilização do avião.

Publicidade