Blue Legends é o novo aplicativo de rede Lufthansa para check-in virtual via foursquare

389
Foto: Enos Moura Filho

A Lufthansa está lançando um novo aplicativo para o check-in virtual, é o Lufthansa “Blue Legends”. Com isso, os passageiros agora têm a possibilidade de compartilhar informações sobre a viagem com outras pessoas por meio de redes sociais. Desta forma, passageiros com “Blue Legends” podem fazer seu check-in virtual via foursquare nos aeroportos, em lounges e em voos Lufthansa.

O check-in virtual para um voo Lufthansa não substitui o check-in real. Mas quem faz check-in virtual regularmente em bases da Lufthansa é recompensado com escalões hierárquicos e distintivos (badges). Dessa forma, os usuários podem se transformar em “Piloto Especializado” na rota mais voada. E o aplicativo homenageia os madrugadores que fazem o check-in antes das 6h com o “Early Bird-Badge”, o distintivo “Pássaro da Manhã”. Por sua vez, passageiros que voam e fazem seu check-in virtual com frequência, tornam-se verdadeiras “Lendas dos Ares” por meio do distintivo dado pelo aplicativo “Blue Legends”.

O “Blue Legends” é um dos primeiros dez assim chamados “foursquare connected apps” a se basear na rede local foursquare e já está disponível em versão Beta na “Gallery”, a central de aplicativos da foursquare, ou via www.lufthansa.com/blue-legends.

A rede foursquare é usada principalmente em dispositivos móveis, e permite aos usuários mostrar nas redes sociais onde se encontram naquele momento por meio dos assim chamados “check-ins”. Na foursquare, quem faz esse check-in com frequência não se torna “Expert Pilot”, mas “Mayor”. A localização do usuário é identificada com a ajuda de radares ou via GPS, para que o aplicativo possa mostrar locais próximos para o check-in (como, por exemplo, prédios públicos, atrações turísticas, restaurantes).

Já em 2009, a Lufthansa desenvolvia o aplicativo MySkyStatus.com, que permite aos usuários manter seus amigos atualizados sobre o decorrer de seu voo com updates de status automatizados em redes sociais. Desde 2010, os participantes Miles & More têm a possibilidade de trocar dicas de viagem por meio do aplicativo MemberScout.

Publicidade