Boeing e Strata

414
Foto via Assessoria de Imprensa Lan Airlines

Boeing ganha contrato direto com unidade aeroespacial Strata, braço da Mubadala, para produzir estruturas compostas do 777 e 787 Dreamliner.

A Boeing e a Mubadala Aerospace anunciaram um contrato direto de dez anos com a Strata Manufacturing, a unidade de estruturas compostas da Mubalada Aerospace, localizada em Al Ain, para a produção de estruturas aeroespaciais compostas para o 777 e 787 Dreamliner. Além disso, as empresas anunciaram um acordo estratégico para posicionar a Strata como um futuro fornecedor do estabilizador vertical para o Dreamliner, um componente crucial na linha de montagem do mais avançado programa da Boeing.

Estes marcos melhoram a forte relação entre Boeing e Mubadala, unidade de negócios do grupo de Abu Dhabi – Mubadala Development Company – um canal de desenvolvimento e investimento do governo do país para o avanço da indústria da aviação comercial nos Emirados Árabes Unidos e, posteriormente, tornar Abu Dhabi um hub aeroespacial global, parte chave dos planos para a diversificação econômica do país.

“Os Emirados Árabes Unidos são importantes clientes da Boeing nas áreas de Defesa e Aviação Comercial e seus líderes têm transformado sua economia com investimentos e desenvolvimento aeroespacial”, afima Jim Albaugh presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “A Boeing está comprometida por muitos anos a construir uma parceria com a Mubalada Aerospace que traga benefícios de longo prazo para as duas empresas. E estamos satisfeitos que uma empresa do grupo, a Strata, irá agora apoiar a produção do inovador 787 Dreamliner e do 777, sendo este último um avião que já desempenha um importante papel no sucesso de nossos clientes”.

“Esse é um importante marco para a Strata”, afirma o diretor executivo da Mubadala Aerospace Homaid Al Shemmari. “A assinatura desse acordo, na Cúpula Aeroespacial Global em Abu Dhabi, é a prova do quão longe a Strata chegou como empresa nos curtos 18 meses em que está operando. A Mubadala Aerospace está desenvolvendo a indústria aeroespacial sustentável nos Emirados Árabes Unidos de forma global e a Strata é o coração desse desenvolvimento”.

No primeiro contrato direto da Boeing com um fornecedor de compostos no mundo Árabe, a Strata irá produzir estruturas que evitam a deformação das asas para o 777 e estabilizadores verticais para o 787 Dreamliner. A Boeing já começou a fornecer ferramentas e treinamento prévio para o início do fornecimento e a entrega dos componentes por parte da Strata está programada para começar em 2013. Além disso, baseado em sua competitividade e desempenho, a Strata tem chances de se tornar o futuro fornecedor do estabilizador vertical do 787.

O anúncio de hoje se baseia em acordos assinados por Albaugh e Al Shemmari durante o Dubai Airshow de 2011, que previa estabelecer a Strata como fornecedor de estrutura aeroespacial e desenvolver um plano estratégico para que a Strata se torne um fornecedor Tier 1 da Boeing.

Esses recentes acontecimentos são um avanço de um acordo de estrutura de trabalho assinado pela Boeing e pela Mubadala Aerospace, em novembro de 2009, para mostrar o comprometimento das companhias em desenvolver iniciativas benéficas em áreas de interesse mútuo. Iniciativas de parcerias futuras podem incluir manutenção militar e atividades de apoio, como treinamento de pilotos e desenvolvimento de mão de obra.