Companhia aérea alemã airberlin passa a integrar a aliança oneworld

1205

Foto: Enos Moura Filho

 

A airberlin, segunda maior companhia aérea da Alemanha e sexta da Europa – por número de passageiros transportados – é agora membro da oneworld; e a austríaca NIKI, que faz parte do mesmo grupo, também integra a aliança, como membro associado. Ambas oferecem agora os serviços e as vantagens da oneworld e aumentam a rede da aliança na Alemanha, Áustria e toda Europa Central e do Sul.

Criada em 1978, a airberlin tem frota atual de 170 aviões, com uma média de idade de cinco anos, e 9.200 empregados. Em 2011, a companhia transportou mais de 35 milhões de passageiros.

Atualmente, a Alemanha é um dos poucos países do mundo em que voam todos os membros ativos da oneworld: movimenta cerca de 200 milhões de passageiros ao ano, que voam a, desde e dentro do país.  A airberlin mantém operações em 162 destinos, de 40 países, em 70 aeroportos, entre eles, alguns da Islândia e do Iraque.

Com o ingresso da airberlin, o número de destinos da Alemanha a ser atendido pela aliança se triplicará. A NIKI, por sua vez, duplicará o número de seus destinos na Áustria para seis aeroportos.

Os 120 milhões de membros dos programas para passageiros frequentes das companhias aéreas ativas da oneworld também poderão acumular e trocar quilômetros em voos da airberlin e da NIKI. E até 15 de maio próximo, receberão o dobro dos quilômetros em voos da airberlin, em comemoração ao ingresso da companhia na aliança.

A oneworld mantém operações em 800 destinos de 150 países, com mais de 8.750 voo por dia. Com uma frota conjunta de aproximadamente 2.500 aviões, a aliança transporta quase 1 milhão de passageiros por dia e gera um volume de vendas anual de US$ 100 bilhões. São membros da oneworld as seguintes empresas: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific Airways, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN, Qantas, Royal Jordanian, S7 Airlines e cerca de 20 companhias aéreas associadas.

Todos os CEO das companhias aéreas membros da oneworld participaram de evento comemorativo ao ingresso da airberlin, realizado dia 20/3, em Berlim. Hartmut Mehdorn, CEO da airberlin esteve acompanhado por: Tom Horton, presidente e CEO da American Airlines e Chairman do Conselho de Administração da oneworld; Keith Williams, CEO da British Airways; John Slosar, CEO da Cathay Pacific Airways; Mika Vehviläinen, presidente e CEO da Finnair; Willie Walsh, CEO da IAG; Rafael Sánchez-Lozano, CEO da Ibéria; Masaru Onishi, presidente da Japan Airlines; Damian Scokin, CEO da LAN International; Alan Joyce, CEO da Qantas; Hussein Dabbas, CEO da Royal Jordanian; Vladislav Filev, CEO da S7 Group; Ahmad Jauhari Yahya, CEO da Malaysia Airlines; e Bruce Ashby, CEO da oneworld. Também estiveram presentes os diretores executivos da NIKI, Christian Lesjak e Otmar Lenz.