Foto: Alexandre Barros

A Copa Airlines iniciou voos em 21 de junho de 1944 como Compania Panamena de Aviacion SA – (COPA) através de ajustes com a Pan American. Os serviços regionais começaram em 1947 para 3 cidades do Panamá com aeronaves Douglas DC-3. Em 1952 chegaram os Convair CV-240 e em 5 de agosto de 1966 a frota ganhou a companhia do Hawker-Siddeley HS-748 com o qual se iniciou os voos internacionais para as cidades de San Jose, Kingston, Barranquila e Medellín. Na década de 70 a Cidade da Guatemala foi adicionada as rotas internacionais e a empresa deixou de voar rotas regionais. Em outubro de 1971 a Copa recebeu os Lockheed Electra, que no Brasil ficaram muito conhecidos na Varig por operar a Ponte Aérea RJ-SP.

Nos anos 80 a empresa comprou um Boeing 737-100 para viagens a Cartagena, Porto Príncipe, Santo Domingo, San Juan e Miami. A expansão internacional continuou com voos para o México, Santiago do Chile, Cali, Bogotá, Montego Bay, Quito, Guayaquil, Lima, Buenos Aires e Havana.

Em 1998 a Continental Airlines adquiriu 49% das ações da empresa. Em maio de 1999 sua frota ganhava ares de modernidade com os Boeing 737-700 Next Generation. Em 2000 a empresa chegou a Cancún, Orlando, São Paulo e Los Angeles. Para São Paulo começou a operar em 30 de junho com um Boeing 737-700NG, três vezes por semana, na rota Panamá – São Paulo (Guarulhos).

Em 2003 recebeu seu primeiro Boeing 737-800NG e aumentou seus voos para São Paulo para seis vezes por semana, ainda com o Boeing 737-700NG. Em 2004 assinou contrato com a Embraer para a compra de 10 aeronaves Embraer 190 com 20 opções. Em 17 de junho de 2004 iniciou voos para New York.

Em janeiro de 2005 a Copa Airlines passou a oferecer dois voos diários para o Brasil. No dia 8 de março de 2005 anunciou a aquisição de 51% da AeroRepublica, da Colômbia, e retirou de operação o último Boeing 737-200 de sua frota.

Em 15 de julho de 2006 passou a voar na rota Manaus – Panamá, diariamente, e iniciou ligações diárias com Santo Domingo e Havana. Em 15 de novembro passou a atender diariamente a cidade do Rio de Janeiro, com Boeing 737-700NG, em voos diretos para o Panamá.

Em janeiro de 2007 a Copa Airlines implementou o call center 24 horas, funcionando todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, e com atendimento também em português para os passageiros do Brasil. Em 6 de fevereiro de 2007 anunciou um acordo formal com a SkyTeam, aliança que passou a fazer parte em setembro. Em julho passou a atender Washington e Guadalajara, no México, e em agosto Córdoba, na Argentina. Em dezembro tornou diária sua operação para o Rio de Janeiro.

Anunciou code-share com a KLM para os voos entre Amsterdã e Panamá, que se iniciou em 30 de março de 2008. Passou a voar também para a Cidade de Belo Horizonte, Aruba, Santa Cruz de la Sierra e Valência, na Venezuela.

Em junho de 2012 passou a fazer parte da Star Alliance. Anunciou o início das operações em meados de 2014 para Montreal (Canadá), Fort Lauderdale (EUA) e Georgetown (Guiana), além da  incorporação de oito aeronaves Boeing 737-800 Next Generation e um crescimento de 10% na quantidade de assentos disponíveis. No início de dezembro começou um novo voo diário para o Rio de Janeiro e para Campinas, Viracopos.

Em 2015 iniciou voos em Belize, New Orleans, Puebla, San Francisco e Villahermosa e em 2016 deixou de voar para Campinas, além de reduzir seus voos em Manaus e Recife.

Durante 2017, as cidades de Denver, nos Estados Unidos, e Mendoza, na Argentina, foram os dois destinos que a Copa Airlines adicionou em sua ampla malha no continente americano. Em julho de 2018 a companhia iniciou operações na bela ilha do Caribe, Barbados, além de Fortaleza e Salvador, no Brasil.

Em 2017, a Copa Airlines transportou mais de 13,5 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 7,1% frente aos 12,6 milhões transportados em 2016. Em 2018, a companhia estima elevar este número aos 14,4 milhões de passageiros.

A Copa Airlines receberá, a partir de agosto(2018), as cinco primeiras das 71 aeronaves encomendadas do tipo 737 MAX. Além de serem equipadas com motores LEAP-1B, mais eficientes e que reduzem em 15% o consumo de combustível, essas modernas aeronaves ainda são 40% mais silenciosas, um aspecto que se traduzirá em maior comodidade e melhor experiência de viagem para nossos clientes. Anunciou seus novos voos diretos para Salta, localizados no norte da Argentina, a partir do próximo dia 12 de dezembro.

É uma companhia integrante da Star Alliance. Veja quais são as empresas integrantes.
Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airline, Austrian, Avianca, Avianca no Brasil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, Eva Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, THAI, Turkish Airlines e United.

Voos em Operação de e para o Brasil

Abaixo mostramos quanto representou cada rota operada pela Copa Airlines com origem no Brasil.
OrigemPassageiros TotalMarket-ShareCarga TotalMarket-ShareCorreio (Kg)Market-Share
BELO HORIZONTE - CONFINS44.4288,31%212.43311,87%00,00%
BRASÍLIA42.0207,86%33.7951,89%00,00%
MANAUS15.8412,96%95.4435,33%00,00%
PORTO ALEGRE1350,03%1.9450,11%00,00%
PORTO ALEGRE48.3629,05%864.43848,30%00,00%
RECIFE11.1932,09%00,00%00,00%
RIO DE JANEIRO - GALEÃO96.99818,15%153.2548,56%00,00%
SÃO PAULO - GUARULHOS275.37151,53%428.32723,93%2.137100,00%
Total geral534.348100,00%1.789.635100,00%2.137100,00%
Em 2018, até 30 de junho, obteve o seguinte desempenho em passageiros embarcados no Brasil para a Cidade do Panamá:
OrigemPassageiros TotalMarket-ShareCarga TotalMarket-ShareCorreio (Kg)Market-Share
BELO HORIZONTE - CONFINS22.9068,53%142.70017,70%00,00%
BRASÍLIA24.7759,22%1.0230,13%00,00%
MANAUS7.1512,66%31.5583,92%00,00%
PORTO ALEGRE31.27711,65%241.24629,93%00,00%
RECIFE3.9281,46%00,00%00,00%
RIO DE JANEIRO - GALEÃO47.47517,68%86.04610,68%00,00%
SÃO PAULO - GUARULHOS131.07048,80%303.41737,65%550100,00%
Total geral268.582100,00%805.990100,00%550100,00%
Desde quando começou a operar no Brasil, em 2000, este é o desempenho ano a ano da companhia aérea, com seu respectivo crescimento.
AnoBrasil - Exterior%Exterior - Brasil%Total Pax%
2017534.34817,43%523.56317,61%1.057.91117,52%
2016455.016-1,61%445.168-4,46%900.184-3,04%
2015462.470-5,03%465.928-2,25%928.398-3,66%
2014486.95413,01%476.67511,45%963.62912,24%
2013430.89019,06%427.68818,87%858.57818,96%
2012361.91635,85%359.79237,82%721.70836,82%
2011266.40947,68%261.06749,71%527.47648,68%
2010180.39347,22%174.37742,30%354.77044,76%
2009122.535-3,03%122.539-0,51%245.074-1,78%
2008126.36017,72%123.16224,75%249.52221,09%
2007107.33515,09%98.72837,77%206.06324,95%
200693.26253,07%71.66033,79%164.92244,05%
200560.92859,82%53.56352,85%114.49156,48%
200438.12318,06%35.04217,69%73.16517,88%
200332.29171,07%29.77560,57%62.06665,87%
200218.87621,73%18.54321,92%37.41921,83%
200115.506130,71%15.209143,03%30.715136,65%
20006.7216.25812.979

Frota da Empresa

 

Publicidade