Os últimos três meses foram positivos para as empresas regionais brasileiras. O aproveitamento dos voos esteve em níveis aceitáveis, condizendo com a demanda. O Load-Factor (LF) em junho esteve em 59,72%, em julho, mês de férias, 67,59%, e em agosto último 61,71%.

A Abaeté obteve julho como seu melhor mês, com LF de 50.96%, porém sua participação entre as regionais caiu em julho para 0.08%, mesmo índice de agosto. A empresa opera em Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Salvador com um Embraer 110 Bandeirante.

A Meta obteve em junho seu melhor índice de LF com 68.90%, quando apurou 0.54% de participação de mercado, entre as regionais. Em agosto caiu para 0.51%, no mês em que aumentou a oferta em 30%! As cidades operadas são Altamira, Belém, Itaituba, Monte Dourado, Oriximina e Santarém, com um Embraer 120 Brasília.

A NHT passou por meses de ajustes em sua oferta. Esteve muito bem em junho com participação de 0.84% e quase 57% de LF. Em julho, diminuiu sua demanda em 24%, mas ajustou em agosto com 6% mais oferta de voos. No entanto, sua participação de mercado em agosto ficou em 0.55%. A empresa opera em Campinas, Caçador, Chapecó, Curitiba, Erechim, Florianópolis, Joaçaba, Navegantes, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Paulo (Congonhas) e Uruguaiana, com aeronaves Let 410UVP.

A Noar começou a ser apurada em julho com um LF de 42% e 0,20% de participação de mercado. Em agosto seus números melhoraram saltando para 0.23% e a expectativa para setembro são ainda melhores, visto o recém acordo com a  Gol Linhas Aéreas, já divulgado pelo Portal Aviação Brasil. A empresa opera em Aracajú, Caruaru, João Pessoa, Maceió, Mossoró, Natal, Paulo Afonso e Recife.

A Pantanal, nos meses de junho e julho, não apresentou grandes novidades em seus números, mantendo 4.15% de participação de mercado em junho e LF de 64% em julho. Com o início da nova malha aérea em agosto sua oferta de voos subiu 150% e sua demanda apenas um  terço deste número, o que resultou em um LF de 38.91%, muito aquém do que se necessita para compensar a operação de aeronaves Airbus. A Pantanal mantém operações nas cidades de Araçatuba, Bauru, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Cuiabá, Curitiba, Juiz de Fora, Marília, Maringá, Porto Alegre, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Uberaba e Uberlândia.

A Passaredo manteve-se como a segunda maior regional brasileira, atrás somente da Trrip. Obteve expressivo crescimento em julho na sua oferta e demanda e manteve em agosto os 19,21% de participação de mercado, mesmo com o incidente envolvendo seu jato Embraer 145 em Vitória da Conquista. A Passaredo opera nas cidades de Barreiras, Bauru, Belo Horizonte (Pampulha), Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Ji-Paraná, Marília, Palmas, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo (Guarulhos), Uberlândia e Vitória da Conquista.

A PumaAir oscilou nos últimos três meses! Com 29.68% de LF em junho, subiu para 54% em julho e manteve em  agosto, agora com 3.29% de mercado. A empresa opera em Belém, Macapá e São Paulo (Guarulhos).

A Sete Linhas Aéreas manteve a programação de voos com pouquíssima variação nesses meses. Obteve 63.3% de LF em junho e 64% em agosto, demonstrando um bom trabalho perante sua base de clientes. Com isso a companhia detém 0.59% de participação de mercado. A Sete opera em  Altamira, Araguaína, Belém, Brasília, Carajás, Conceição do Araguaía, Confressa, Goiânia, Gurupi,  Marabá, Minaçu, Ourilândia do Norte, Palmas, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Araguaia e São Félix do Xingu.

A Sol Linhas Aéreas reduziu sua oferta em 45% em junho, 26% em julho e aumentou em 20% em agosto. O LF da Sol esteve em 37.11% em agosto com 0.05% de participação. É a menor regional do Brasil. A empresa opera nas cidades paranaenses de Curitiba, Cascavél e Maringá.

A Team obteve em agosto 0.15% de participação de mercado, apesar de seu índice de LF continuar abaixo de 40% nos meses analisados. A Team opera nas cidades de Campos, Cabo Frio, Macaé, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Vitória.

A Total Linhas Aéreas, apesar de aparecer nas estatísticas, está trabalhando somente com voos fretados. A idéia parece muita boa, isto devido ao exclente índice de LF de 82%.

Finalmente a líder de mercado, Trip. Apesar de perder dois pontos percentuais de junho a agosto (67.09%), a Trip vem aumentando a oferta mês a mês. Novas aeronaves ajudam neste crescimento e hoje a companhia não tem planos de tornar-se uma empresa de âmbito nacional, apesar de operar em um número maior de cidades que a própria líder doméstica (TAM). O conceito da empresa é focar em sua operação com perfil regional. A Trip opera nas cidades de Alta Floresta, Altamira, Aracajú, Araçatuba, Araguaína, Araxá, Barcelos, Belém, Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Bonito, Brasília, Cabo Frio, Campinas, Campo Grande, Campos, Carajás, Cascavél, Chapada Diamantina, Coari, Corumbá, Criciúma, Cruzeiro do Sul, Cuiabá, Curitiba, Diamantina, Dourados, Eirunepe, Fernando de Noronha, Fonte Boa, Foz do Iguaçú, Goiânia, Governador Valadares, Humaitá, Ilhéus, Ipatinga, Ji-Paraná, Joinvile, Juiz de Fora, Lábrea, Londrina, Macaé, Maceió, Manaus, Maringá, Montes Claros, Natal, Parintins, Patos de Minas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Rio Verde, Rondonópolis, Salvador, Santarém, São Gabriel da Cachoeira, São João del Rei, São José do Rio Preto, São Luis, São Paulo (Guarulhos), São Paulo de Olivença, Sinop, Tabatinga, Tapuruquara, Tefé, Trombetas, Tucuruí, Uberaba, Uberlândia, Vilhena, Vitória e Vitória da Conquista.