Edital para obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Rio Branco está disponível

1604
Aeroporto de Rio Branco
Aeroporto de Rio Branco

O edital de licitação para a elaboração do projeto executivo e realização das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Rio Branco/Plácido de Castro (AC) já está disponível para retirada e consulta. A disputa, que será aberta no próximo dia 5 de novembro, no Auditório Aníbal Paes Teixeira, localizado na área administrativa do aeroporto acriano, será por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) presencial. O prazo estabelecido em edital para a conclusão dos trabalhos é de 630 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço (documento que autoriza o início das obras).

A obra, contemplada pelos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ampliará a área total do terminal dos atuais 4.361 m² para 5.050 m² e aumentará a capacidade operacional do aeroporto para 3 milhões de passageiros/ano. Os serviços envolvem a revitalização completa do terminal, prevendo a modernização das áreas de tráfego de usuários, reformas nos sanitários, instalação de equipamentos como novos elevadores e esteiras de restituição de bagagem, a climatização completa do terminal, renovação dos sistemas hidráulicos, elétricos e telemáticos, adequações de equipamentos para incêndio, criação de novas salas de equipamentos e a integração do terminal de passageiros à área administrativa do terminal.

Em 2012, o aeroporto acriano recebeu 384,87 mil passageiros, sendo que, entre janeiro e setembro de 2013, foram movimentados 280,68 mil passageiros no terminal. A demanda estimada para Rio Branco no ano de 2015, por sua vez, é de 800 mil passageiros.

“Os serviços de ampliação do aeroporto garantirão mais conforto e infraestrutura aos passageiros do Plácido de Castro, aprimorando os serviços de integração nacional prestados pela Infraero no Acre”, afirmou o superintendente de Rio Branco, Jailson Mendes.