Foto: Alexandre Barros

A Embraer, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está com inscrições abertas para 30 vagas no Programa de Especialização em Engenharia (PEE), um programa corporativo que tem o objetivo de capacitar engenheiros recém-formados para atuarem nas áreas de engenharia de desenvolvimento do produto e processos da companhia. Os candidatos interessados podem efetuar a inscrição até 2 de setembro pelo site https://embraer.gupy.io/jobs/10964.

São elegíveis engenheiros com inglês avançado, graduados entre 2016 e 2018 nas modalidades aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, produção, química ou sistemas.

O programa oferece o título de mestrado profissional em engenharia aeronáutica, reconhecido pela CAPES/MEC. Os cursos e atividades são ministrados em São José dos Campos-SP por profissionais da Embraer, professores do ITA e consultores. Entre alguns cursos diferenciados do PEE estão o estudo de Indústria 4.0, Ciência dos Dados e prototipação de projetos em impressora 3D.

Após as inscrições, os candidatos passarão por etapas de teste de inglês online, testes presenciais, dinâmicas de grupo e entrevistas presenciais. A convocação dos selecionados está prevista para dezembro, e o curso terá início em fevereiro de 2019, com duração de um ano e meio. A Embraer oferece como benefícios bolsa-auxílio (compatível com bolsas de mestrado do mercado), convênio médico e odontológico, seguro de vida, entre outros.

O programa

O PEE combina a carga de especialização técnica com o desenvolvimento de conhecimento multidisciplinar. A visão sistêmica é estimulada no profissional com ações de aprimoramento das habilidades em comunicação, valorização do relacionamento interpessoal, da ética profissional e conhecimento da cultura, das pessoas e da estrutura da Embraer. Os cursos são complementados com visitas técnicas às áreas da empresa, feiras de aviação, laboratórios, museus e participação em congressos e seminários.

O programa está estruturado em três fases distintas com duração de até seis meses cada: fundamentos de aeronáutica, especialização e projeto do avião, processos e serviços relacionados. As aulas são ministradas de segunda a sexta, em período integral, por professores do ITA, especialistas da Embraer e consultores de diversos países. Para atividades de projeto em equipe, o PEE conta ainda com um seleto time de mentores – profissionais da Embraer tidos como referência técnica em suas áreas de atuação.

A primeira edição de PEE foi em 2001 e, até hoje, o programa já formou 1,5 mil engenheiros em 25 turmas.