Embraer Alcança a Marca de 244 Jatos Entregues em 2009

305

No quarto trimestre, a Embraer entregou 23 E-Jets e três ERJ 145 para o segmento de aviação comercial; seis jatos Legacy 600, 52 Phenom 100, dois Lineage 1000 e o primeiro Phenom 300 para o segmento de aviação executiva; e um jato ERJ 135, dois Phenom 100 e um Embraer 190 para o mercado de defesa.

No segmento de aviação comercial, a Embraer assinou no quarto trimestre contratos com a Oman Air, da região do Golfo Pérsico, para a venda de cinco jatos Embraer 175, e com a companhia aérea austríaca NIKI Luftfahrt GmbH, que confirmou direitos de compra para mais dois Embraer 190. Nos últimos três meses do ano, a Embraer deu as boas-vindas à Air Astana, empresa aérea do Cazaquistão, que operará dois Embraer 190 na Ásia por meio de um acordo de leasing com a companhia norte-americana Jetscape, Inc.

No último trimestre de 2009, a Embraer iniciou as entregas do jato executivo Phenom 300, da categoria light, certificado em dezembro pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e pela Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos. Em outubro, a Embraer lançou um novo jato executivo – o Legacy 650, da categoria large – e anunciou o primeiro pedido da Aircraft Asset Management AAM GmbH, da Alemanha, para duas aeronaves desse modelo. Outro destaque foi o crescimento do número de entregas de jatos Phenom 100 – 52 aeronaves no quarto trimestre.

No mercado de defesa, a Embraer anunciou a assinatura de contrato com a Royal Thai Navy (Marinha Tailandesa) para a venda de um segundo jato ERJ 135. O Governo Brasileiro recebeu o segundo jato Embraer 190 configurado para cumprir missões da Presidência da República, após a entrega do primeiro avião em setembro. Em dezembro, a Embraer iniciou as entregas de Super Tucano para dois clientes: duas aeronaves foram para o governo da República Dominicana, que encomendou oito aviões, e outras quatro foram para a Força Aérea do Chile (FACH), que receberá 12 aviões.

FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP

Publicidade