Etihad_A330

A Etihad Airways anunciou que, a partir do dia 15 de maio lançará voos diários entre sua base, em Abu Dhabi, e Amsterdã, capital da Holanda. Inicialmente, os novos voos EY77 e EY78 receberão o código KL, que correspondem à empresa holandesa KLM e, a partir do verão, as frequências serão operadas também pela Etihad, com o código EY.

“Estamos muito contentes com o fato de que Amsterdã fará parte da rede global da Etihad Airways a partir de 15 de Maio”. A capital holandesa se junta a um grupo de 17 principais cidades europeias para onde a Etihad Airways voa, incluindo Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Genebra, Londres e Paris, salienta James Hogan presidente e CEO da Etihad Airways

Durante a coletiva de imprensa em Amsterdã, Hogan e Peter Hartman, presidente e CEO da KLM, também revelaram detalhes da ampliação do acordo de codeshare entre as duas companhias aéreas.

“O serviço diário duplo entre Amsterdã e Abu Dhabi vai beneficiar passageiros que querem viajar não somente entre Holanda e Abu Dhabi, como também aqueles que procuram destinos mais distantes como Sri Lanka, Paquistão e Austrália”, completa James Hogan. “Este é um indicativo da importância crescente de Abu Dhabi como um centro global. Além de Amsterdã, a  Etihad Airways irá também lançar voos para São Paulo, Washington DC, e Ho Chi Minh em 2013. ”

A forte demanda pelo serviço Etihad Airways é prevista por conta da presença da comunidade holandesa nos Emirados Árabes Unidos, que consiste em mais de 5 mil cidadãos e 300 empresas do país europeu. Além disso, o comércio bilateral entre a Holanda e Emirados Árabes Unidos está atualmente avaliado em EUA $ 3,6 bilhões.

A Etihad Airways vai operar uma aeronave Airbus A330-200 de duas classes no novo serviço de Amsterdam, configurada com 22 assentos na classe executiva Pearl Business e 240 na classe econômica Coral Economy, oferecendo a cada semana um total de 3.668 assentos entre as duas capitais.

Com a expansão do codeshare a Etihad Airways colocará seu código EY em voos da KLM para Estocolmo, Aberdeen, Barcelona, Bergen, Birmingham, Copenhagen, Edimburgo, Glasgow, Gotemburgo, Helsinque, Leeds / Bradford, Madrid, Nice e Toronto, além dos atuais voos de codeshare para Billund, Cardiff, Newcastle, Oslo, e Stavanger.

Em troca, a KLM vai colocar seu código KL em voos da Etihad Airways para Bagdá, Basra, Calicut, Cochin, Dhaka, Erbil, Hyderabad, Katmandu, Chennai, Male, Peshawar, Seychelles e Trivandrum, além dos voos de codeshare atuais para Colombo, Islamabad, Lahore, Melbourne e Sydney.

“O serviço para Abu Dhabi da KLM tem tido muito sucesso e poder colocar nosso código, KL, em novos voos diários da Etihad é uma ótima notícia aos passageiros”, diz Peter Hartman.

A Etihad Airways e o parceiro estratégico Air France-KLM divulgaram planos para trabalhar em conjunto em rotas de codeshare, desenvolvimento comercial e sinergias de custos em outubro de 2012. O acordo ampliou a rede aérea da transportadora aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos para 337 destinos.

Esses novos destinos fazem parte do plano de crescimento de 10 anos da rede da companhia aérea, que resultará em voos da  Etihad Airways para mais de 100 destinos com uma frota de mais de 150 aeronaves até 2020.