A Etihad Airways foi fundada em 2003 e de sua base em Abu Dhabi, voa para 117 destinos de passageiros ou carga já existentes ou anunciados no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas.

A Etihad Airways tem investimentos acionários na airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Aer Lingus, Alitalia, Jet Airways e Virgin Australia, e está em processo de formalização de investimentos acionários na Etihad Regional da Suíça, operada pela Darwin Airline.

Etihad Airways, airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, Etihad Regional, Jet Airways e NIKI também participam da Etihad Airways Partners, uma nova marca que une companhias aéreas com o mesmo pensamento para oferecer aos clientes mais opções através de melhores malhas e frequências e mais benefícios nos programas de milhagem.

Em 1 de junho de 2013 inaugurou suas operações para o Brasil na rota Abu Dhabi – São Paulo.  O Airbus A340-600 foi recentemente adotado na linha no lugar do Airbus A340-500, o que deu um ganho de quase 20% na capacidade de assentos. Em setembro de 2014 deu início à parceria de code-share no Brasil com a Gol. O Boeing 787-9 Dreamliner entrou em serviço comercial nas rotas para Washington, Zurique, Cingapura e Brisbane. Já a malha do Airbus A380 foi ampliada com um segundo serviço para Heathrow, em Londres, e novos voos para Sydney e Nova York.

Em 2014 a companhia iniciou seu terceiro serviço diário do A380 para Heathrow e acrescentará dois novos destinos para o A380 – Mumbai e Melbourne, enquanto o Boeing 787 começou a voar para cinco novas cidades: Düsseldorf, Perth, Xangai, Istambul e Joanesburgo.

Além disso, a Etihad Airways aumentou as frequências em 16 rotas existentes em 2015: Bangcoc, Chennai, Dammam, Delhi, Hong Kong, Hyderabad, Istambul, Jeddah, Kochi, Kozhikode, Melbourne, Mumbai, Mascate, Seychelles, Teerã e Trivandrum.

Em 2015 transportou de Abu Dhabi para São Paulo 74.768 passageiros com 74,44% de aproveitamento. De São Paulo para Abu Dhabi transportou 72.014 passageiros com 70,63% de aproveitamento. Em 2016, até setembro, de Abu Dhabi para São Paulo 62.135 passageiros com 68,04% de aproveitamento e de São Paulo para Abu Dhabi 63.988 passageiros com 69,86% de aproveitamento.

Recebeu em 15 de fevereiro de 2016 o cobiçado prêmio de Companhia Aérea do Ano de 2016, pela prestigiada publicação da indústria da aviação, com sede nos EUA, a Air Transport World (ATW).

A Etihad Airways suspendeu as operações entre Abu Dhabi e São Paulo em 26 de março de 2017. O motivo foi o cenário econômico do Brasil, juntamente com a forte depreciação da moeda brasileira, afetaram gravemente as viagens de e para o país. O desempenho da rota ficou aquém das expectativas da empresa e a difícil decisão de suspender indefinidamente as operações locais foi tomada.

A empresa foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 6ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “5 Star Arline Skytrax”.

Abaixo os números de passageiros e carga transportados de e para o Brasil nos últimos cinco anos

A companhia operou regularmente no Brasil entre 2013 e 2017. Com a pandemia houveram voos charters em 2020 e 2021, mas tanto o volume de passageiros quanto cargas foi extremamente reduzido comparado ao período regular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here