A Gol lançou em setembro uma solução de entretenimento de bordo inédita na aviação mundial. Utilizando um pacote de ferramentas tecnológicas, a empresa oferece aos clientes conteúdo de qualidade fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do Brasil. O acesso é realizado por meio dos aparelhos pessoais dos próprios passageiros.

O novo entretenimento de bordo da Gol, batizado “Gol no ar”, disponibiliza conteúdos variados, com notícias e artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de músicas para gostos diversos. O acesso pode ser realizado durante o voo e o conteúdo é atualizado automaticamente a cada pouso em dez aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.

Segundo Ubiratan da Motta, diretor de Inovação e Novos Negócios da Gol, os primeiros meses serão importantes para que a empresa entenda o comportamento dos clientes, proporcionando o contínuo aperfeiçoamento do serviço. “Conseguimos inovar em três frentes: criando uma solução em tecnologia, uma solução para a indústria e no relacionamento com o cliente”, diz.

Equipes da Gol trabalharam 14 meses no desenvolvimento do portal, que é utilizado pelos clientes gratuitamente. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a companhia oferece o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, o mercado mais movimentado do Brasil. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano. Inicialmente, o produto pode ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia WI-FI. Futuramente, também estará disponível para outros tipos de tablets e smartphones.

O portal “Gol no ar” é mais uma na série de inovações lançadas recentemente pela empresa no Brasil, como a introdução do serviço de venda de alimentos a bordo, que será expandida para mais de 400 voos diários até o fim do ano, e a operação de aeronaves 737 Next Generation configuradas com o padrão de interior futurista Boeing Sky Interior. Desde o início de suas operações, a Gol já estabeleceu marcos importantes no setor de aviação comercial brasileiro. Foi a primeira companhia aérea a focar as vendas pela internet e a eliminar o tradicional bilhete de papel, reduzindo custos e simplificando a experiência de viagem dos clientes. Também foi pioneira ao oferecer o check-in inteiramente pelo celular e a permitir check-in em voos domésticos pelo aparelho iPhone.