GOL: PRASK apresenta Crescimento de 3% em relação a Julho/2011

966
Foto: Enos Moura Filho

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. anuncia que a oferta total do período registrou queda de 6,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior e a taxa de ocupação doméstica do mês de julho/12 atingiu 77,1%, a maior taxa de ocupação registrada para julho nos últimos 6 anos.

Oferta

A oferta do sistema doméstico GOL apresentou queda de 9,2% comparada ao mesmo período do ano anterior, por conta da estratégia de racionalização de voos iniciada em março de 2012, que teve como resultado a descontinuidade de aproximadamente 130 voos diários.

Ao final do período de julho/2012, a GOL possuia uma malha aérea de aproximadamente 810 voos diários frente a 940 voos diários em julho/2011. Esse movimento está em linha com a meta da Companhia de reduzir a oferta doméstica entre 2% e 4,5% no ano.

A oferta do sistema internacional GOL apresentou um aumento de 24,8%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente em função de: (i) realização de 7 operações de fretamento para Miami; e (ii) realização de 13 operações de fretamento para a Orlando.

Demanda

No mercado doméstico, a GOL apresentou queda na demanda doméstica de 7,0% na comparação anual, ficando 1,8 p.p. abaixo do ASK, gerando uma utilização mais eficiente da frota, alinhado com a estratégia de aumento da taxa de ocupação.

O mercado internacional da GOL apresentou em julho um aumento na comparação anual de 20,0%, em função dos voos de fretamento realizados para Miami e Orlando.

Taxa de ocupação, Yield e combustível

No período, a GOL apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 77,1%, aumento de 1,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O yield líquido da GOL no mês apresentou aumento de aproximadamente 1% na comparação com o mesmo período de 2011*, ficando entre R$18,7 e R$19,2 centavos.

O PRASK líquido da GOL apresentou aumento de aproximadamente 3% na comparação com o mesmo período de 2011 (julho/11).

O Preço do Combustível** do mês apresentou um aumento de aproximadamente 14,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

(*) RPK de 2011 ajustado de acordo com os dados operacionais recalculados em função do Manual DCA vigente.

(**) Preço do combustível considera a divisão do total de despesas com combustíveis e lubrificantes pelo consumo estimado do período.

WEBJET

A Webjet continua com sua proposta de negócios consistente e apresentou crescimento de oferta na comparação com o mesmo período de 2011 de 14,2% por conta da adição na operação de 7 aeronaves Boeing 737-800 (aeronaves subarrendadas da GOL). A oferta foi parcialmente compensada pelo início da retirada da frota operacional de 4 aeronaves Boeing 737-300 em função do período de manutenção pré-devolução. A tabela abaixo apresenta os números de tráfego da Webjet e os consolida com os dados da GOL nos períodos apresentados.

Publicidade