Governador do Piauí e presidente da Infraero entregam nova pista do Aeroporto de Parnaíba

401

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, entregarão nesta terça-feira (23/3) a nova pista do Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito João Silva Filho (PI). A Infraero investiu, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 18,08 milhões na ampliação da pista, que passou de 2,1 mil metros para 2,5 mil metros. A pista também recebeu reforço de asfalto e um novo sistema de balizamento, que permitirá mais segurança nas operações noturnas.

O presidente da Infraero acredita que a nova pista aumentará a possibilidade de voos diretos e com distâncias mais longas. “Esperamos que esta nova pista aproxime esta importante região de outros continentes, ligando, por exemplo, a Parnaíba a países da Europa”, destaca Murilo Barboza..

As obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Parnaíba geraram 70 empregos diretos e 150 indiretos. O empreendimento prevê ainda a construção do novo pátio de aeronaves, onde serão investidos mais R$ 10,27 milhões. Essa obra está em fase de contratação e deve ser concluída em fevereiro de 2011.

O Aeroporto de Parnaíba está localizado em uma região privilegiada – entre Camocin e Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses. O terminal também possui potencial cargueiro. Em 2009, movimentou 52 toneladas de carga, sendo que a média nos últimos cinco anos foi de 42,2 toneladas.