Grand Caravan EX é certificado pela ANAC

594

Grand_Caravan_EX

O Grand Caravan EX, lançado pela Cessna Aircraft Company, foi certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A aeronave recebeu sua certificação no FAA em 10 de janeiro de 2013 e foi apresentada ao público brasileiro durante a 10ª edição da Labace (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition). A Tam Aviação Executiva anunciou que um modelo foi vendido ainda durante o evento, compondo uma carteira de pedidos para o Grand Caravan EX acima das expectativas. Em seguida, a aeronave seguiu em um tour de demonstração por todo o Brasil.

Conhecido em todo o mundo por sua grande versatilidade e segurança, o monomotor turbo-hélice pode levar confortavelmente nove passageiros, sem escalas, de São Paulo a Cuiabá. Outra grande vantagem dessa aeronave é a capacidade de pousar e decolar em pistas curtas (426 m) e adversas, como em campos gramados ou de terra. Agora impulsionado por um novo e mais potente motor turbo-hélice Pratt & Whitney PT6A-140, com 867 SHP (192 SHP a mais que seu antecessor, já reconhecido como um dos motores mais confiáveis do mercado), o Grand Caravan EX pode chegar a 195 ktas (361 km/h) na velocidade máxima de cruzeiro e atingir até 25 mil pés de altitude, com um alcance máximo de 1.800 km. O preço standard (sem opcionais de fábrica) da aeronave é US$ 2,149 milhões (FOB – EUA).

Publicidade