Intermodal 2018 – highlights

872
Foto: Aviação Brasil

A maior feira do setor logístico brasileiro está acontecendo desde ontem no São Paulo Expo, no centro de exposições imigrantes, e vai até amanhã, 15 de março. Empresas de todos os setores logísticos expõem suas marcas e aproveitam o evento para divulgar seus serviços e realizar relacionamentos no setor.

O Slogan da edição de 2018 é “O mundo em movimento”. Com este enfoque, o evento incorpora novos segmentos dentro da cadeia de logística. A principal ferramenta para destacar a nova Intermodal será a incorporação no escopo de expositores de empresas relacionadas às operações da armazenagem, distribuição e dos condomínios logísticos, entre outros segmentos da intralogística. A ideia é reunir aos visitantes uma oferta mais consistente e diversificada de soluções tecnológicas aplicadas ao completo gerenciamento da produção, armazenagem e distribuição dos mais diversos tipos de carga.

Visitamos os stands da Infraero, RioGaleão, Viracopos Aeroportos Brasil, American Airlines Cargo, TAP Cargo, DHL, Lufthansa Cargo, Azul Cargo, Gollog, Latam Cargo e Panalpina. Vamos a alguns dos destaques!

A Azul Cargo Express está apresentando seu portfólio de serviços, tecnologias e soluções logísticas. A unidade de cargas registrou crescimento recorde de 49% em 2017. Segundo Izabel Reis, diretora da unidade de cargas da Azul, a empresa quer fortalecer o modo como trabalha e mostrar ao mercado a diferença e a qualidade de seus produtos. A Azul Cargo trabalha com o método de “porta em porta”, transportando os produtos de seus clientes da origem até o destino final, e não apenas entre os aeroportos. Em conversa durante o evento, destacamos que os Boeing 737-400 Freighter, que a companhia operará em breve, atenderão a rota Campinas – Manaus – Campinas.

Conversamos com o Diretor de Cargas da empresa, Diogo Elias, que nos explicou sobre estratégias do grupo, investimentos e concorrência. A Latam Cargo Brasil fará um aporte de R$ 7 milhões de reais para construção e reformas de terminais de Belo Horizonte (Confins), Vitória, Porto Alegre, Brasília e mais as salas das áreas internacionais de São Paulo/Guarulhos, além dos sistemas de tecnologia e segurança. A empresa também aumentará a oferta em 14% no trecho Guarulhos – Manaus – Guarulhos, com os Boeing 767-300 Freighter, que por sinal, segundo Elias, será o modelo padrão de aeronave de cargas do grupo, lembrando que até pouco tempo a Lan Cargo operava com aeronaves Boeing 777 Freighter. Isto vai permitir ampliar em mais ​de 60 toneladas diárias de cargas paletizadas nessa rota aos seus clientes.

A Gollog também está presente com um grande estande, mostrando aos seus clientes principalmente os diferenciais da empresa, com a tecnologia aliada aos negócios para ganhos de confiabilidade e qualidade de serviços, segundo Eduardo Calderon, Diretor de Cargas da empresa. A divisão de cargas da Gol aumentou em 30% o número de cidades atendidas apenas neste primeiro trimestre. Apostando muito em tecnologia como diferencial, o app da Gollog permite rastrear encomendas, fazer cotações e verificar unidades mais próximas. O sistema permite definir a melhor rota a ser traçada para o percurso da encomenda e realizar o controle de entregas de cargas em tempo real.

Também conversamos com o Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Modern Logistcs, Adalberto Febeliano, sobre o crescimento da companhia e sua atuação. A empresa atua com o transporte de carga aérea, terrestre e armazenagem. A Modern está operando hoje com dois Boeing 737-400 Freighter e dentro do seu plano de expansão e atuação, a companhia espera receber ainda em 2018 duas novas aeronaves, sendo elas do modelo Boeing 737-300 Freighter, que segundo Adalberto, tem um custo 30% menor de operação que a primeira. Em termos de frota a Modern espera alcançar uma frota de 17 aeronaves Boeing e 17 ATR 72 Freighter nos próximos anos. Os primeiros ATR 72F chegarão em 2019, complementando uma estratégia de operação de carga em localidades onde a demanda ainda não permite a operação de aeronaves maiores, com as frequências desejadas. No momento, um dos Boeing 737-400F da Modern está alugado para a Total Linhas Aéreas, que teve que parar uma de suas aeronaves para manutenção programada.

Os aeroportos também estão presentes e a Infraero está apresentando seu novo posicionamento estratégico no segmento de logística onde tem realizado uma série de processos licitatórios para a concessão da operação e exploração comercial de complexos logísticos em aeroportos administrados pela rede. O objetivo principal é expandir o portfólio de serviços e produtos de logística integrada oferecidos pela empresa, ampliando a parceria com a iniciativa privada nos negócios. A expectativa é de uma prospecção de negócios da R$ 30 milhões. Além disso, a Infraero quer ampliar as oportunidades de operações multi e intermodais, agregando a expertise dos parceiros nos modais marítimo, rodoviário e ferroviário ao know how da Infraero no modal aéreo. As novas diretrizes permitirão inclusive a oferta futura de serviços como crossdocking, picking and packing, porta a porta, gestão de estoques, cargas de projeto e outros, além da consultoria e assessoria já disponibilizadas pela empresa. Mas nem só de logística vive a Infraero e os empresários interessados nas áreas externas, a empresa está oferecendo espaços para a administração de estacionamentos de veículos, postos de combustíveis, hangares e locais para empreendimentos comerciais, como hotel, centro de negócios e lojas. No varejo a empresa disponibiliza oportunidades no setor alimentício, serviços, compras e ações promocionais. A feira marca também o lançamento do novo portal (website) de cargas da empresa. “A plataforma já era reconhecida pela eficiência no monitoramento das cargas, agora com as mudanças, ela está mais compacta e moderno, e com mais canais de comunicação disponível para as empresas”, afirma o superintendente de Desenvolvimento de Negócios em Soluções Logísticas da Infraero, Edson Nogueira.

Hoje ainda atualizaremos esta nota com as informações da DHL, Lufthansa Cargo, Panalpina, RioGaleão e Viracopos Brasil.