KLM reforçou sua presença nas mídias sociais com o concurso cultural “Explore o mundo através dos sentidos com a KLM”. Baseado na Fan Page KLM Brasil da rede social online Facebook (http://www.facebook.com/KLMBrasil), o concurso inspira o usuário a engajar-se com a marca associando os cinco sentidos – audição, paladar, olfato, tato e visão – a um dos mais de 240 destinos operados pela KLM. Com lançamento em 17 de junho de 2010 e duração de cinco semanas, a cada semana um sentido do corpo humano será o tema do concurso, cujos prêmios são cinco passagens para Amsterdã pela KLM.

No final de cinco semanas, os 20 participantes com mais votos irão para a segunda fase, na qual uma comissão julgadora irá definir os cinco vencedores. Para compor a comissão julgadora, divulgar o concurso e produzir conteúdo na rede, foram chamados cinco especialistas, cada um deles representando um sentido do corpo humano. Os convidados são: a produtora e Dj Lalai (audição); Ricardo Cobra, do blog Homem na Cozinha (paladar); a empresária do setor de cosméticos Cristiana Arcangeli (olfato); o designer, produtor e ilustrador Eduardo Souza Campos (tato) e Daniel Mitsuo, fotógrafo e profissional da área de tecnologia (visão).

A campanha de “social media marketing” foi desenvolvida pela agência Media Contacts. Centralizado no Facebook, o aplicativo integra também o Twitter e o Orkut pessoal de cada participante e conta com divulgação no Twitter, Youtube e mídia gráfica em blogs.

A participação da companhia nas redes sociais faz parte de uma estratégia da KLM iniciada em 2009 que promove a disseminação da marca em canais de comunicação variados, permitindo a interação direta do consumidor final com a empresa.