LAN registra crescimento de 17,2% no tráfego doméstico de passageiros, no mês de março

560
Foto: Enos Moura Filho

A LAN companhia que integra um dos principais grupos do setor aéreo da América Latina registrou maior movimento de passageiros no mês de março, conforme relatório divulgado pela empresa. Em relação ao mesmo período de 2011, o tráfego de passageiros aumentou 14,7% e a capacidade cresceu em 8,2%. Como resultado, o fator de ocupação aumentou 4,7 pontos percentuais, alcançando 82,4%. O tráfego internacional de passageiros representou, aproximadamente, 68,5% do total.

O tráfego doméstico de passageiros no Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia teve aumento de 17,2% e a capacidade cresceu 12,5%. Em consequência, o fator de ocupação aumentou 3,1 pontos percentuais, atingindo 77%.

Por sua vez, o movimento nos voos internacionais aumentou 13,7% e a capacidade incrementou 6,1%. Como resultado, o fator de ocupação no mês de março aumentou 5,6 pontos percentuais, alcançando 85,1%.

A capacidade nas rotas internacionais cresceu impulsionada, principalmente, por aumentos em certas rotas regionais, assim como decorrência dos voos para os México e Caribe, que compensaram parcialmente uma redução na capacidade das rotas até Europa.

Carga

No período, o tráfego de carga aumentou 2,7% e a capacidade evoluiu 0,8%. Como resultado, o fator de ocupação aumentou 1,3 pontos percentuais, atingindo 71,3%. Esse pequeno aumento na capacidade se deve ao fato de não terem sido incorporados cargueiros desde janeiro de 2011, além da diminuição da capacidade de carga nos aviões de passageiros.

Também por medidas tomadas no mercado de carga em nível global, que geraram uma concorrência maior na América do Sul, principalmente no Brasil, além das novas regulamentações na Argentina, que reduziram as importações durante o mês de fevereiro. O aumento do tráfego se viu impulsionado pela demanda antecipada de determinados produtos sazonais.

Mais informações: www.lan.com / www.oneworld.com

Publicidade