A Boeing revelou o seu novo 747-8 Intercontinental, o avião de alta capacidade para transporte de passageiros que oferece às linhas aéreas o mais baixo custo operacional e a mais economia do que qualquer outro avião de grande capacidade, ao mesmo tempo em que fornece desempenho ambiental melhorado.

Cerca de 10.000 convidados, incluindo clientes, funcionários da Boeing, oficiais do governo, parceiros e fornecedores, reuniram-se na fábrica em Everett, Washington, para testemunhar a estreia do Intercontinental no evento que tinha o tema “Mais Uma Vez, Incrível”. O presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes Presidente, Jim Albaugh, disse que o novo 747 incorpora os avanços tecnológicos que o tornaram um avião extremamente produtivo para seus clientes.

“O novo 747-8 Intercontinental apresenta o há de mais moderno em inovação e tecnologia – aplicando muitas das novidades que também podem ser encontradas no 787 Dreamliner”, disse Albaugh. “Nós pensamos que os clientes avaliarão os baixos custos operacionais e os passageiros desfrutarão o conforto preciso do novo interior”, conclui.

“O novo 747-8 Intercontinental será um grande complemento à nossa frota, se encaixando perfeitamente a categoria de aeronaves de 400 assentos, melhorando nossa frota ambientalmente responsável ainda mais”, disse Nico Buchholz, vice-presidente executivo da Lufthansa Group Fleet Management. “Como cliente de lançamento (aquele que é o primeiro a comprar a aeronave), estamos aguardando para receber esta nova aeronave em nossa frota no ano que vem e, com isso, acrescentar mais este marco aos nossos esforços de respeito ao meio ambiente e de modernização da frota”, explica o executivo.

A Korean Air e outros clientes VIP também se juntaram à Lufthansa, encomendando um total de 33 unidades do 747-8 Intercontinental. A primeira entrega do 747-8 Intercontinental está agendada para o quarto trimestre.

“Como o único avião no mercado de 400 a 500 assentos, o 747-8 Intercontinental será para seus operadores um avião perfeito para longas e extenuantes rotas de viagem em torno do mundo”, disse Pat Shanahan, vice-presidente e gerente geral de Programas de Aviões da Boeing Commercial Airplanes. “O novo 747-8 Intercontinental se tornará um novo padrão em economia e desempenho ambiental, ao mesmo tempo em que fornece uma experiência de classe mundial aos passageiros”.

O 747-8 Intercontinental terá custo de assento-milha menor do que qualquer outro jato comercial de grande porte, 12% mais baixo do que os custos do seu antecessor, o 747-400. O avião fornece economia de combustível de 16%, 16% menos emissões de carbono por passageiro e gera 30% menos ruído do que o 747-400. O 747-8 Intercontinental aplica algumas inovações do interior do 787 Dreamliner, incluindo uma nova arquitetura curva e ampla, dando aos passageiros a sensação de amplitude e conforto, ao mesmo tempo em que traz mais espaço para os pertences de cada um.

O avião apresentado ontem está pintado com um esquema de cores quentes (Sunrise), entre vermelho e laranja, que só será visto no primeiro 747-8 Intercontinental, uma significativa mudança do tradicional padrão azul da Boeing. A nova paleta de cores é uma homenagem da Boeing aos muitos clientes que, dentro de suas culturas, reconhecem nestas cores um símbolo de prosperidade e boa sorte.