Líder Aviação lança sistema para otimizar atendimento aeroportuário

697
Foto: Enos Moura Filho

A Líder Aviação está lançando o sistema Fênix, desenvolvido pela própria empresa, com o objetivo de informatizar e integrar o serviço de atendimento aeroportuário. O projeto, no qual foram investidos R$ 400 mil (software+hardware), tornará mais ágeis as operações do setor, que realiza, em média, três mil atendimentos mensais, nas 19 bases da empresa no Brasil.

Com o programa, os colaboradores da empresa poderão acompanhar, em tempo real, cada passo do atendimento e adiantar etapas da operação. “O Fênix possibilitará, por exemplo, que a área de faturamento atue antecipadamente na confirmação de dados, serviços e documentação de cobrança”, ressalta a responsável pela coordenação do projeto, Rosa Millan.

Com versão para tablet, o software será integrado aos demais sistemas da empresa – como a central de relacionamento com o cliente e a unidade de operações –, eliminando a necessidade de relançar informações registradas em formulários em papel. “O Fênix reúne todas as ferramentas que o colaborador do atendimento precisa, seja na pista ou dentro dos hangares. Além disso, ele terá em mãos um programa ágil e muito fácil de utilizar”, ressalta a gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Renata Santana.

Inicialmente o programa está em implantação nas bases de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Belo Horizonte (Pampulha e Confins), Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeao). Até dezembro deste ano, o Fênix estará operando em todas as bases da empresa.

Sustentabilidade

Devido à informatização dos processos, o Fênix também contribui para a sustentabilidade: do preenchimento de relatórios à emissão de recibos e coleta de assinaturas, tudo será feito pela interface virtual. Depois de implantado em todas as bases nenhuma fase do processo de atendimento aeroportuário exigira utilização de papel, com exceção dos documentos exigidos pelas autoridades.

Sobre o sistema Fênix:

Fênix é um sistema integrado que permite o controle da programação e execução do atendimento aeroportuário. Ele é composto de três módulos:

·         Um em web, para utilização em desktops e notebooks, onde são realizados os cadastros administrativos e faturamentos;

·         um módulo painel , que apresenta em grandes  monitores do hangar o acompanhamento da programação em tempo real;

·         um módulo tablet utilizado pelos profissionais que trabalham  na pista dos aeroportos.

Com a implantação do Fênix a Líder inova mais uma vez, construindo uma ferramenta que garante maior segurança, qualidade e agilidade para o atendimento  aos clientes, e ao mesmo tempo, contribui para a preservação do meio ambiente, por ter operação 100% paperless.  Isto foi possível, graças a funcionalidade de coleta de assinatura dos clientes diretamente na tela do tablet, que elimina  a necessidade de impressão do recibo de confirmação do serviço e também a interação via web com fornecedores. Para este projeto a Líder optou por  tablets de sete polegadas, com sistema  Android, que tem um equilíbrio ideal entre portabilidade e usabilidade para os atendentes de pista .  Estes tablets  operam  off-line e sincronizam os dados  em redes 3G ou Wi-Fi.

Sobre o atendimento aeroportuário da Líder Aviação

Primeira empresa a conquistar a certificação ISO 9001:2000, a Líder Aviação oferece uma infraestrutura completa e serviços personalizados em sua Unidade de Atendimento Aeroportuário. São 23 hangares, mais de 116 aeronaves e 31 salas VIP.

Preparada para receber aeronaves de pequeno e grande porte, nacionais e internacionais, em diversos aeroportos no Brasil, a Unidade conta com mais de 350 profissionais altamente treinados para proporcionar o máximo de tranqüilidade, assistência, conforto e cortesia em todos os momentos.

Publicidade