Marco Antonio Bologna será o Diretor Presidente da holding TAM

376

O Conselho de Administração da TAM S.A. anunciou hoje (31) a indicação do executivo Marco Antonio Bologna para o cargo de Diretor Presidente da holding. Este movimento é parte de um processo de aprimoramento da governança com a divisão de responsabilidades entre o desenvolvimento de novos negócios e as operações aéreas, permitindo que as lideranças ampliem o foco nas suas áreas de atuação. Líbano Barroso, Presidente da TAM Linhas Aéreas, continua exercendo o comando das operações aéreas (passageiros e carga), que compreendem TAM Linhas Aéreas, TAM Airlines (Mercosur), Pantanal Linhas Aéreas e TAM Viagens. Ele continuará exercendo a presidência do Multiplus S/A até a nomeação de um substituto para o cargo.

“A decisão da separação dos cargos de comando da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas representa um importante passo para a criação de uma grande corporação, tendo sempre como espinha dorsal a sua operação aérea. Chegamos a um estágio da companhia onde se tornou estratégica a definição precisa das funções corporativas”, afirmou a Presidente do Conselho de Administração da TAM S.A., Maria Cláudia Amaro.
“Marco Antonio Bologna conhece o grupo profundamente, e será responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e pelo relacionamento institucional. Também irá colaborar para assegurar uma cultura comum, alinhada com as nossas Missão, Visão e Valores. E o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, poderá se dedicar inteiramente aos desafios que tem pela frente, como a ampliação da frota, a expansão das linhas internacionais, o desenvolvimento das rotas de menor densidade e o aprimoramento da excelência operacional”, destacou Maria Cláudia.

Segundo a Presidente do Conselho de Administração da TAM, a decisão de fortalecer a governança está diretamente ligada à dimensão dos negócios. “Somos a maior companhia aérea do Hemisfério Sul e o maior centro de manutenção e reparos de aeronaves da América do Sul. E vamos buscar a liderança também como operadores de turismo e de programas de fidelização. Temos múltiplas oportunidades ligadas ao setor de aviação.”

“Bologna e Líbano são uma dupla comprovadamente bem sucedida, com experiência de trabalho conjunto, divisão harmônica de tarefas e profundamente identificada com os Valores TAM. Confiamos no talento de ambos para que o grupo ingresse em um ciclo de crescimento sustentável, inteiramente alinhado ao compromisso dos acionistas controladores com a perpetuidade da TAM”, afirmou Maria Cláudia Amaro.

Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com sólida carreira no mercado financeiro, Marco Antonio Bologna vinha exercendo a presidência da TAM Aviação Executiva, empresa líder do mercado de vendas de aeronaves executivas no Brasil. Foi presidente da TAM Linhas Aéreas, da qual hoje é conselheiro. Também integra o conselho da TAM Aviação Executiva.