A NOAR Linhas Aéreas completou seu primeiro ano de operações no último dia 14 de junho. A empresa vem exercendo com sucesso uma integração entre os estados nordestinos há muito almejada pelo público executivo da região.

O Diretor Comercial Giovanne Farias, e a assessora de comunicação Natália Tavares, receberam a equipe do Portal Aviação Brasil para uma conversa recentemente.

A empresa já atua em cinco estados da região, atendendo as cidades de Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Natal e Mossoró, todas cidades com potencial econômico. De acordo com Farias, o foco principal da empresa são os executivos da região nordeste que precisam se deslocar de forma rápida e direta para compromissos nessas cidades. Usualmente viajam pela manhã e retornam no final do dia. Porém, além deles, os voos também atendem o turismo de lazer, dado que as cidades para onde voa são todas pólos turísticos importantes da região.

Farias informou ainda que constantemente a empresa recebe pedidos de prefeituras de várias cidades solicitando a implantação de frequências aéreas, sendo que o Estado do Ceará é um dos que mais realiza este tipo de solicitação. Mas a diretoria da NOAR é cautelosa e prudente para um crescimento sustentável, pois isto é o que gerará naturalmente a dos destinos.

Algumas reformulações na malha estão sendo realizadas e pretende-se ampliar os serviços trazendo mais um LET-410 a médio prazo. Do ponto de vista geográfico, a Noar tem por mercado primário os 9 Estados do Nordeste. A intenção é promover a ligação aérea entre as capitais vizinhas e entre estas e os grandes centros urbanos do interior.

O LET-410 é uma aeronave robusta e versátil. Além do que, por ter asa alta, e por voar mais baixo que os jatos, permite que os passageiros, dependendo das condições meteorológicas, usufruam de paisagens do litoral nordestino em vôos praticamente panorâmicos. A NOAR já opera dois LET-410, o PR-NOA e o PR-NOB. O LET-410 é um bimotor turbo-hélice com capacidade para até 19 passageiros e ideal para o transporte em pequenas e médias distâncias. Sua cabine é mais larga e alta comparada a outros modelos e as poltronas são distribuídas em fileiras de um e dois assentos em couro. Como o custo operacional da aeronave é inferior ao dos seus potenciais concorrentes, a intenção da NOAR é oferecer tarifas mais acessíveis aos passageiros.

No dia 27 de setembro de 2010, a Noar fechou parceria com a companhia aérea Gol. Pelo acordo, que entrou em vigor no dia 30 de setembro de 2010, os passageiros podem comprar no site da Gol uma passagem no trecho Rio de Janeiro-Mossoró, por exemplo, e voar nos aviões da própria Gol e da Noar.  Os clientes provenientes de voos operados pela GOL em conexão para os voos da Noar, poderão realizar somente um check-in e despachar sua bagagem até o destino final.

A Noar é uma empresa com investimento exclusivamente privado, sem contar com recursos públicos de qualquer natureza, inclusive financiamentos. Para a etapa inicial de suas operações, foram investidos cerca de R$ 40 milhões. Durante seu primeiro ano, a Noar gerou cerca de 200 empregos diretos e indiretos, grande parte para mão de obra qualificada.

Quando perguntado se a NOAR almeja oferecer voos para Fernando de Noronha, Farias explicou que não é uma prioridade da empresa. Primeiro porque o público-alvo é outro. Segundo porque para voar para Noronha algumas adaptações se fazem necessárias, como a instalação de botes no aviões.

Abaixo alguns números de desempenho da Noar:

Julho de 2010 – 42.14% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 453;

Agosto de 2010 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 483 (+6,84%);

Setembro de 2010 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 652 (+34,71%);

Outubro de 2010 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 907 (+39,11%);

Novembro de 2010 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 970 (+6,95%);

Dezembro de 2010 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 1.149 (+18,45%);

Janeiro de 2011 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 954 (-16,97%);

Fevereiro de 2011 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 1.017(+6,60%);

Março de 2011 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 739 (-27,34%);

Abril de 2011 – 44.08% de aproveitamento nos voos, Passageiros Quilômetro Transportados Pagos – 310 (-58,05%);

Ao mesmo grupo empresarial da NOAR Linhas Aéreas também pertence a NOAR Aviação, que é representante exclusiva para o Brasil da Piaggio, fábrica italiana que produz o turbo-hélice multi-funcional Piaggio P-180 Avanti II.

Agradecemos a Noar por ter nos recebido tão gentilmente para esta matéria.