Novo Terminal de Viracopos inicia operação

1262
Foto: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (São Paulo), iniciou nesta semana a transferência operacional do atual para o Novo Terminal de Passageiros, com a operação de cinco voos nacionais diários da Azul Linhas Aéreas, sendo quatro de partida e um de chegada.

Os quatro voos que partem de Viracopos têm como destinos os aeroportos Santos Dumont (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Galeão (RJ). Já o desembarque ocorre com a chegada de um voo de Cuiabá (MT). Todos os passageiros acessam as aeronaves pelas pontes de embarque do Píer A do novo terminal.

Os cinco voos terão frequência de segunda-feira a sábado. No dia 1º de dezembro, o Píer A do Novo Viracopos começará a receber 38 voos internacionais semanais e operações nacionais começam a ser transferidas para o Píer C (doméstico).
As transferências dos voos do atual terminal (T0) para o novo (T1) prosseguem até o final do mês de março de 2015, quando está prevista a desativação do atual terminal de passageiros.

Neste início de operação, Viracopos já conta com oito pontes de embarque e capacidade para movimentar 1.550 passageiros domésticos hora/pico, o que representa, agora, quase 14 milhões de passageiros/ano, número 40% superior ao que o atual terminal de passageiros deve movimentar neste ano (cerca de 10 milhões passageiros). Depois que estiver totalmente em operação com o Píer C e o Píer B e um total de 28 pontes de embarque e mais sete posições remotas de aeronaves, o Novo Aeroporto de Viracopos terá capacidade para receber 25 milhões de passageiros/ano, podendo suportar o aumento de demanda até 2026.

“Foi pensando nesse crescimento que a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos optou por ampliar o que estava previsto no edital de concessão de 14 milhões de passageiros/ano para 25 milhões de passageiros/ano”, explica o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster.

A expansão de Viracopos foi concebida a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e centro de convenções. Com investimento de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, Viracopos se prepara para receber mais de 100 milhões de passageiros/ano e deve se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

Neste primeiro ciclo, a Aeroportos Brasil Viracopos, gestora do terminal, investe aproximadamente R$ 3 bilhões na construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para receber 25 milhões de passageiros/ano, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves (com um total de 72 posições de aviões), três novos pátios de aeronaves, com total de 400 mil m², e um edifício-garagem com 4 mil vagas.