Um consórcio no qual a  Sabre Airline Solutions faz parte venceu um importante contrato para pesquisar o futuro do gerenciamento do tráfego aéreo na Europa. O consórcio Fly4D, coordenado pelo fabricante de aeronaves Airbus, venceu o contrato da SESAR – uma joint venture de responsabilidade da Comissão Européia e da Eurocontrol – para pesquisar o futuro do gerenciamento do tráfego aéreo na Europa.

A iniciativa – um dos projetos mais ambiciosos de desenvolvimento e pesquisa já lançados pela União Européia – visa integrar todos os sistemas de aeroportos e de gerenciamento do tráfego aéreo em todo o continente europeu em apenas um, a fim de tornar mais eficientes e sustentáveis as operações de aeroportos e empresas aéreas.

Atualmente, o espaço aéreo é gerenciado pelas centrais de controle do tráfego aéreo de cada país da Europa, englobando diversas tecnologias, sistemas, processos e procedimentos para o gerenciamento do tráfego aéreo ao longo das fronteiras. Esta infraestrutura está ultrapassada e atingiu seu limite, tornando o gerenciamento do tráfego aéreo na Europa fragmentado e ineficiente.

Um estudo independente do projeto da SESAR, realizado por consultores de gerenciamento internacional do grupo McKinsey, apresentou inúmeros benefícios, com a economia da União Européia experimentando um aumento de €419 bilhões no PIB entre 2013 e 2030, e a criação de 328.000 novos empregos no setor de transporte aéreo.

O projeto SESAR é dividido em vários pacotes de trabalho distintos, direcionados a diversos elementos de gerenciamento do tráfego aéreo, como operações no terminal e no aeroporto, infraestrutura, tráfego durante o percurso da viagem e muito mais.

Os analistas prevêem que a unificação do céu europeu significará 50% menos de cancelamentos e atrasos de voos, além da redução de 50 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Segundo declarou Hugh Jones, presidente do Sabre Airline Solutions, “A importância do programa SESAR não pode ser subestimada, tanto em termos da prosperidade econômica futura da União Européia como da sustentabilidade da indústria de transporte aéreo. “Compreendemos a responsabilidade que este projeto implica, e estamos confiantes de que nosso conhecimento, nossa experiência e expertise serão de extrema importância para o sucesso do projeto”.

Patrick Ky, diretor executivo da SESAR Joint Undertaking, declarou: “Somos os primeiros no mundo a começar a integrar os conceitos futuros de ATM às operações das cias. aéreas. Este é um verdadeiro avanço em nosso setor”.