Um número recorde de companhias aéreas, as quais transportam mais de um bilhão de passageiros por ano, participou da 12º Pesquisa Anual de Tendências de TI e Negócios de Aviação da SITA, empresa líder mundial de soluções de TI para o setor. E os resultados mostram crescente otimismo de que o pior pode ter passado para uma indústria que acumulou perdas nos últimos dois anos.

Em escala global, 56% das 129 companhias aéreas esperam um crescimento nos investimentos em Tecnologia da Informação no próximo ano, com apenas 10% esperando queda nestes investimentos em 2011. No entanto, a quantidade de linhas que acreditam em um aumento no orçamento do setor de TI é menor nos mercados mais desenvolvidos, tais quais Europa e América do Norte, do que a média global.

Entre as que mais pretendem investir, estão as transportadoras asiáticas; 75% dos asiáticos que responderam a pesquisa da SITA estão confiantes que os investimentos no setor irão aumentar no próximo ano.

Depois de quedas sucessivas ano a ano, orçamentos de TI em 2010 se estabilizaram, mostrando ainda um leve crescimento. O gasto operacional neste ano está em uma média de 1,8% da receita enquanto o capital investido é de 1,4%, ou seja, nenhuma mudança significativa em relação ao ano passado

Um grande número de pequenas transportadoras faz parte dos 45% que anotaram um aumento nos seus investimentos nos orçamentos de TI neste ano, comparativamente ao ano anterior. Ao mesmo tempo, 50% das linhas aéreas que atestaram queda vieram da Europa.

Ao anunciar os resultados da Pesquisa de Tendências de TI de 2010, o Presidente da SITA, Paul Coby, disse que “a estabilização dos orçamentos e o crescimento da confiança nos negócios traduz uma mudança no comportamento de gasto das companhias com táticas e soluções de curto prazo, que foram necessárias em 2009 e um retorno ao pensamento estratégico de longo-prazo”.

“Depois de anos inacreditavelmente difíceis, ainda há uma ênfase nos projetos de aceleração da tecnologia da informação, que promete um rápido retorno do investimento. A maioria das linhas aéreas também deseja estender suas parcerias com fornecedores estratégicos de TI como a SITA e fornecimento de TI em outsourcing é o maior elemento desse crescimento”, concluiu.

A pesquisa confirma grande ambição entre as companhias em implementer tecnologias de virtualização, com prioridade inicial na infraestrutura de TI; 40% das empresas já possuem uma infraestrutura e ambientes virtuais e é esperado que este número cresça para 85% até 2013. A virtualização é o próximo passo desta transição.

A Pesquisa Anual de Tendências de TI e Negócios de Aviação é independente; 129 companhias aéreas respoderam em 2009, sendo destas 14% classificadas como ‘baixo-custo’, 81% classificadas como tradicionais e 5% que apenas realizam fretamento.