Presidente da TAM é eleito Personalidade Brasileira do Ano na França

553

Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas, recebeu o prêmio “Personalidade Brasileira do Ano” da Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF), durante jantar de gala realizado no último dia 31 de maio, no hotel George V, em Paris. O executivo da companhia aérea foi reconhecido por suas contribuições às relações econômicas e comerciais entre os dois países e recebeu a homenagem das mãos de Christine Lagarde, ministra da Economia, das Finanças e da Indústria da França.

“Paris foi nosso primeiro destino na Europa. Chegar à capital francesa, em 1999, foi decisivo para a nossa expansão internacional, que havia começado apenas um ano antes. Além disso, nossa frota é composta predominantemente por aeronaves da empresa francesa Airbus. Dos 155 aviões que temos em operação, 143 são Airbus. A nossa ligação com a França é muito forte”, afirma Barroso.

Mais de 2,6 milhões de passageiros já voaram com a TAM entre as cidades de São Paulo e Paris. Atualmente, são operadas três frequências diárias, duas com saída do aeroporto de São Paulo/Guarulhos e uma do Rio de Janeiro/Galeão, todas em aeronaves Airbus A330 configuradas em três classes de serviço (Primeira Classe, Executiva e Econômica). “Voltei de São Paulo para Paris em um voo da TAM e pude atestar a excelência no atendimento e o Espírito de Servir”, declarou, em seu discurso, a senhora Christine Lagarde, que esteve em visita ao País na última segunda-feira.

“A TAM mostra a vitalidade da economia e das empresas brasileiras, e seu presidente, Líbano Barroso, é um exemplo do empenho dos trabalhadores do nosso País”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, um dos 300 convidados do jantar de gala na noite de ontem. Também prestigiaram o evento José Mauricio Bustani, embaixador do Brasil na França e presidente de honra da CCBF; o brasileiro Carlos Ghosn, presidente da CCBF e do Grupo Renault-Nissan; e Philippe Lecourtier, presidente do Conselho de Administração da entidade.

Na mesma ocasião, a CCBF também reconheceu Thierry Pilenko, presidente da Technip, como “Personalidade Francesa do Ano”. Em janeiro de 2011, o executivo anunciou, ao lado do governador do Rio de Janeiro, investimentos de R$ 700 milhões na ampliação do Porto de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. O grupo francês é um dos maiores fornecedores mundiais de produtos e serviços para a indústria petroleira.

A Câmara de Comércio do Brasil na França foi criada há dois anos para estimular as relações comerciais entre os dois países. Por meio de eventos e reuniões de negócios, promove o debate sobre temas importantes e facilita o contato de seus membros e da comunidade empresarial com personalidades do mundo acadêmico, político, financeiro e industrial.