RIOgaleão participa da 97º Transportation Research Board

2176

O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim participou, pela primeira vez, do encontro anual do Transportation Research Board (97º TRB – Conferência de Pesquisa e Transporte), em Washington (EUA), que é voltado à pesquisa e ao relacionamento de profissionais do segmento de mobilidade urbana. Também é inédita a participação de um terminal brasileiro na conferência. O evento reuniu mais de 130 mil profissionais de diversos modais de transporte que realizaram mais de 5 mil apresentações e cerca de 800 sessões de debates simultâneos. O RIOgaleão participou de um painel junto ao comitê Aviation Planning and Operations (APOC), liderado pela Associação de Engenheiros Civis Americana (ASCE).

A apresentação mostrou o planejamento feito pela concessionária para permitir que manutenções no pavimento aeroportuário (pistas) não gerem conflitos com a operação aérea e as ações para minimizar os demais impactos. A exposição foi feita pelo diretor de engenharia do RIOgaleão, Antonio Pinto; pelo gerente de projetos, Antonio Noronha; e pelos engenheiros Ronaldo Hercules e Eduardo Arruda.

Para Antonio Pinto, reuniões como o TRB colaboram para o aprimoramento de uma moderna operação do aeroporto. “Encontros como o da TRB são sempre promissores, pois ajudam na troca de experiências entre as empresas. Após quase quatro anos administrando e operando o Aeroporto Internacional Tom Jobim já superamos muitos desafios, sendo que muitos deles foram de curto prazo. Entre eles, podemos citar a construção do Píer Sul (uma área com mais de 100 mil m² para voos internacionais), o Edifício Garagem e diversas manutenções e pavimentações das pistas. Com muito empenho e compromisso equilibramos os trabalhos para que obras e ajustes em pistas não afetassem a operação nem diminuíssem a qualidade da experiência dos nossos passageiros. Essas são virtudes da nossa experiência que pudemos dividir com os participantes da conferência”, afirma o executivo do terminal carioca.