O destino Argentina foi o segundo mais procurado pelos brasileiros durante o ano de 2017 com 1.911.037 passageiros que saíram do Brasil para o país vizinho, um crescimento de 9,8% comparado com 2016. Somente nos dois primeiros meses de 2018 o aumento foi de 30,48% comparado com o mesmo período de 2017.

Do volume de passageiros transportados a Gol foi responsável por 29,5% deles, seguida pela Latam Brasil, com 26,43% e a Aerolineas Argentinas, com 22.81%.

No sentido contrário, da Argentina para o Brasil, foram embarcados 1.896.244 passageiros em 2017,o que significa um aumento de 10,78%. De janeiro a fevereiro de 2018 este volume já apresentou crescimento de 29,77%, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Não há mudanças significativas quando analisamos o desempenho das empresas com o sentido inverso, Brasil – Argentina. A Gol é a líder em market-share com 29,55% seguida pela Latam Brasil, com 26,53% e a Aerolineas Argentinas com 23,31%.

Vamos ver agora como foi o desempenho das empresas que operaram para o país vizinho em 2017 e seus voos vigentes.

Rotas operadas pelas companhias aéreas

Gol Transportes Aéreos - PR-GUK

A Gol opera voos para Buenos Aires diretamente dos aeroportos de Aracaju, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Também atende Córdoba com voos do Rio, Salvador e São Paulo, além de Rosário com voos do Rio de Janeiro. A aeronave operada nos voos da Gol é o Boeing 737-800NG. A Gol deixou de operar de Brasília, João Pessoa e Porto Alegre para Buenos Aires, de Porto Alegre para Rosário e de São Paulo para Córdoba e Rosário. Maceió, com 198%, e Recife, com 109%, foram as rotas com maior crescimento da Gol para a Argentina em 2017. No geral cresceu 3,82% na rota Brasil – Argentina em 2017 e 4,1% de lá para o Brasil.

Latam Airlines Brasil - PR-MHX

A Latam Brasil atende Buenos Aires com voos de Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Serve também Córdoba, Mendoza e Rosário com voos de São Paulo e a partir de 2 de junho inicia a nova rota São Paulo – Tucuman, com três voos semanais. Os voos são operados com Airbus A320, Airbus A321 e Boeing 767-300ER, este exclusivo de Guarulhos. A rota com maior crescimento para a Argentina, pela Latam Brasil, foi a Rio de Janeiro – Buenos Aires. Cresceu 7,95% o volume de passageiros no sentido Argentina e 7,69% no sentido Brasil.

Aerolineas Argentinas - LV-GKU

A Aerolineas Argentinas cresceu muito nos últimos anos e atende Buenos Aires a partir de Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Porto Seguro, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Para Córdoba a companhia possui voos de Porto Seguro e Salvador. Para Rosário possui voos de Florianópolis e para Salta, de São Paulo. Os voos predominantemente são operados com Boeing 737-800NG. Deixou de operar de Belo Horizonte para Buenos Aires em 2017 e iniciou voos em Curitiba e do Rio para Córdoba. Cresceu 11,37% no volume de passageiros transportados no último ano para a Argentina e 10,3% de lá para o Brasil.

Latam Airlines Argentina - LV-BRA

A Latam Argentina atende Buenos Aires com voos de Foz do Iguaçu e São Paulo, com Airbus A320. Os voos de Foz do Iguaçu serão operados até maio. Em 2017 atendeu também em voos fretados as cidades de Florianópolis e Porto Seguro, com voos para Córdoba, e também um fretamento para Resistência, partindo de Porto Seguro. Cresceu 97,96% o volume de passageiros transportados para a Argentina e 83,07% para o Brasil.

Austral Lineas Aereas - LV-CIH

A Austral Lineas Aéreas, do grupo da Aerolineas Argentinas, atende Buenos Aires com voos de Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Jujuy, Rosário e Salta também possuem voos de Foz do Iguaçu até o mês de maio. Em 2017 deixou de operar de Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis para Buenos Aires. O volume de passageiros cresceu 17,94% em 2017 para a Argentina e 14,13 para o Brasil.

Qatar Airways - A7-BBE

A Qatar Airways opera diariamente um voo de São Paulo para Buenos Aires, uma extensão de sua rota Doha – Guarulhos – Ezeiza, com Boeing 777-200ER. A companhia também possui três voos cargueiros semanais na rota. A Qatar registrou uma queda de 15,28% no volume de passageiros transportados nessa rota em 2017 para a Argentina e acréscimo de 26,03 da Argentina para o Brasil.

Azul - Aibus A320Neo - PR-YRB

A Azul Linhas Aéreas iniciou seus voos para a Argentina em 2017. Opera para Buenos Aires com voos de Belo Horizonte, Cabo Frio (sazonal) e Navegantes. Para Bariloche os passageiros embarcam por Campinas e para Córdoba e Rosário de Recife. Os voos são operados com os Airbus A320Neo, com exceção de Cabo Frio e Navegantes, operados com Embraer 195.

Emirates - A6-ECH

A Emirates Airlines opera diariamente a rota para Buenos Aires a partir do Rio de Janeiro, na extensão do voo de Dubai. A aeronave utilizada em rota é o Boeing 777-300ER. Em 2017 apresentou pequena variação negativa de -4,13% no volume de passageiros transportados na rota no sentido Argentina e de -4,01 no sentido Brasil.

Turkish Airlines - TC-JJF

A Turkish Airlines opera diariamente de São Paulo para Buenos Aires com o Boeing 777-300ER, na extensão do voo de Istanbul. A Turkish teve acréscimo de 24,26% no volume de passageiros transportados na rota do Brasil para a Argentina e de 23,62% de lá para o nosso país.

TAM Linhas Aéreas - PR-MAP

A Latam Paraguay opera dois voos diários do Rio de Janeiro para Buenos Aires com o Airbus A320. A companhia teve redução de 54,99% no volume de passageiros transportados entre o Brasil e a Argentina e 53,86% para o Brasil.

LV-ARF Andes Líneas Aéreas McDonnell Douglas MD-83 - cn 49252 / 1169

A Andes Lineas Aéreas opera para Buenos Aires de Foz do Iguaçu e Manaus e para Córdoba de Cabo Frio, Florianópolis e Maceió, alternando seus voos entre as aeronaves Boeing 737-800NG e o McDonnell Douglas MD-83. No total de 2017 apresentou crescimento de 12,54% na rota Brasil – Argentina e 25,3% de lá para o Brasil.

Carga Aérea

Apesar do grande número de passageiros transportados, em carga aérea, as três principais empresas alcançaram seus números com o transporte real de cargas e não de bagagem.

Do Brasil para a Argentina foram transportados 15.922.906kg de carga e da Argentina para o Brasil 7.681.397kg.

UPS - Boeing 767-300F - N305UP

A UPS possui 25,13% do mercado de carga na rota Brasil – Argentina e 24,13% no sentido oposto. A empresa opera quatro voos com Boeing 757 Cargueiro entre Campinas e Buenos Aires.

Qatar Airways - A7-BEH

Com pouco tempo de mercado cargueiro no Brasil, a Qatar Airways vem se destacando pelo volume transportado e já pela entrada e participação de mercado. A companhia passou a operar três voos semanais com aeronaves exclusivamente cargueiras entre Guarulhos e Buenos Aires com Boeing 777 Cargueiro e detém 20,71% do mercado para a Argentina e 22,95% para o Brasil.

Absa Cargo - PR-ABD

Finalizando os destaques temos a Latam Cargo Brasil, ex Absa Cargo, com 18,71% de participação do Brasil para a Argentina atendendo Buenos Aires com cinco voos partindo de Campinas com o Boeing 767-300ER Cargueiro.

Publicidade