Surinam Airways (Suriname)

3940

A Surinam Airways iniciou voos em janeiro de 1955 como Surinaamse Luchtvaart Maatschappij NV com a ajuda da KLM Royal Dutch Airlines. No início eram somente voos domésticos com aeronaves Douglas DC-3. Em 1964 entrou no cenário internacional com voos para Georgetown, Curação e Port of Spain.

Com a independência de Suriname, da Holanda, em 1975, a Surinam Airways alugou uma aeronave Douglas DC-8-63 da KLM para realizar os voos entre Paramaribo e Amsterdã. No início dos anos 80 Miami começou a ser servida juntamente com a cidade brasileira de Belém. Em 1988 a frota da empresa era composta por um Douglas DC-8-62 e um Douglas DC-8-63, mais 2 DeHavilland Twin Otter 300.

Em junho de 1990 arrendou um Boeing 747-300 para operar as linhas de Amsterdã e New York. Desde 1993 os voos para Holanda passaram para o regime de code-share com a KLM. Naquele ano alugou um Dash 8-300 para operar a rota de Belém. Em 1997 optou por operar um McDonnell Douglas MD-87 na rota Paramaribo – Caienna – Belem. Foram algumas trocas de aeronaves na rota e em 2002 outro modelo, desta vez o Douglas DC-9-51, que um ano após foi substituído pelo McDonnell Douglas MD-82. Em 2004 adquiriu um Boeing 747-306 para operar na rota de Amsterdã.

No Brasil opera desde 2012 com um Boeing 737-300 entre Paramaribo, Caiena e Belém.
Em 2015 transportou 4.073 passageiros do Brasil para a Guiana Francesa e outros 11.610 passageiros para Suriname. No sentido oposto 4.166 passageiros da Guiana Francesa para o Brasil mais 13.072 passageiros de Suriname para o Brasil, totalizando 32.921 passageiros nas duas rotas.

Voos Operados de e para o Brasil

Frota da Empresa

Publicidade