Os clientes da TAM Linhas Aéreas poderão, dentro de aproximadamente um ano, utilizar seus dispositivos móveis a bordo da frota internacional da companhia, incluindo aeronaves Airbus e Boeing. Por meio de rede celular, eles poderão utilizar seus telefones durante o voo. Nesses aviões, também estará disponível sinal WiFi, possibilitando o uso de computadores, tablets e demais aparelhos compatíveis com a tecnologia para acesso à internet.

A decisão de ampliar os serviços de conectividade oferecidos pela OnAir foi tomada depois de nove meses muito bem-sucedidos, durante os quais passageiros fizeram chamadas telefônicas, receberam e enviaram mensagens de texto e e-mails e acessaram a Internet em algumas rotas domésticas da companhia.

Os serviços de conectividade OnAir baseados na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat serão implementados em 12 aeronaves Boeing 777-300ER da TAM (quatro já na frota e oito a serem recebidas até 2014), bem como em dez aeronaves Airbus A330 e 27 A350 (estas últimas a serem entregues entre 2014 e 2018). Somadas às 31 aeronaves de voos domésticos que terão o sistema, das quais quatro já oferecem conectividade a bordo, 80 aviões da TAM serão equipados com os serviços OnAir nos próximos anos.

A conectividade na frota internacional será implementada a partir do segundo semestre de 2012. As 31 aeronaves que realizam voos domésticos já estão sendo equipadas com conectividade a bordo e todas devem ter o sistema instalado até o início do próximo ano.

José Zaidan Maluf, vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM Linhas Aéreas, afirma: “Nossos passageiros querem estar conectados durante os voos. Percebemos isso com a popularidade dos serviços OnAir em nossas aeronaves de rotas domésticas. Não há dúvida de que a conectividade a bordo se tornará onipresente e estamos determinados a liderar esse movimento. É por isso que seremos a primeira companhia aérea das Américas a oferecer serviços completos de conectividade via celular e WiFi a todos os passageiros em nossa frota internacional.” A companhia também será a primeira da América do Sul a ter internet sem fio nos aviões.

Ian Dawkins, CEO da OnAir, diz: “Nossos serviços são bastante flexíveis, o que significa que são a escolha certa para uma companhia aérea que deseja equipar aviões de curto e longo alcance e precisa fornecer aos passageiros o conjunto completo de serviços de conectividade. Também oferecemos uma opção clara e direta de upgrade para Global Xpress, a solução de banda Ka da Inmarsat.”

Dawkins continua: “Somos a única prestadora de serviços de conectividade a bordo com clientes nos cinco continentes, ou seja, somos o único provedor verdadeiramente global”.

Todas as aprovações de agências reguladoras do setor de telecomunicações foram obtidas e os acordos de roaming já estão em vigor para o serviço nos voos domésticos. A TAM Linhas Aéreas já recebeu certificação de aeronavegabilidade da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para aeronaves que operam no Brasil e submeterá uma solicitação semelhante para os aviões de rotas internacionais antes de instalar o sistema de conectividade e ativar os serviços da OnAir. O equipamento já é certificado pela Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) desde 2009 e é utilizado comercialmente nas principais companhias aéreas do mundo.

Os serviços da OnAir operam sobre SwiftBroadband da Inmarsat, oferecendo cobertura global; assim, os passageiros da TAM ficarão conectados em todo o mundo. A conectividade via satélite de e para as aeronaves operadas atualmente é fornecida em parceria com a Arycom, principal provedora de serviços da Inmarsat no Brasil.