Foto: Enos Moura Filho

A TAM Linhas Aéreas revisou suas estimativas de oferta e demanda para o mercado doméstico em 2012, com o objetivo de assegurar a rentabilidade das operações. Após reavaliar o cenário econômico, a empresa prevê que a quantidade de assentos disponíveis em seus voos dentro do Brasil deve continuar estável ou ser reduzida em até 2%, enquanto a demanda deve crescer entre 7% e 9%.

Em janeiro, a companhia anunciou suas estimativas (guidances) para este ano e previa oferta doméstica estável ou até 2% maior do que em 2011, com a demanda crescendo entre 8% e 11%. Porém, ao observar o comportamento do mercado nos últimos meses, a empresa verificou uma elasticidade na demanda em relação ao preço das passagens e por isso considerou necessária a revisão anunciada hoje.

As outras estimativas para este ano continuam inalteradas, inclusive o plano de frota. A empresa segue com seu planejamento para terminar 2012 com 157 aviões. A redução na oferta de assentos das rotas domésticas será feita com a diminuição na utilização média diária das aeronaves.

Vale ainda ressaltar que a demanda por voos internacionais continua aquecida e que a TAM mantém seus planos de ampliar a oferta de assentos nas rotas existentes entre 1% e 3% neste ano.