TAM S.A. tem duas marcas entre as mais valiosas do Brasil

458

TAM e Multiplus, duas marcas da holding TAM S.A., estão entre as 25 mais valiosas do País em 2010. O levantamento foi da consultoria BrandAnalytics, publicado pela revista IstoÉ Dinheiro. A marca TAM é a mais valiosa do setor aéreo e aparece na 15ª posição do ranking, enquanto a Multiplus está na 21ª.

A marca TAM foi avaliada em US$ 804 milhões, com crescimento de 130,7% em relação a 2009. Esse foi o sétimo maior aumento entre todas as marcas brasileiras no ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, a marca contribui com 12% no valor de mercado da empresa.

Segundo o instituto, o ranking foi fortemente influenciado pela expansão da economia brasileira e pelo crescimento do consumo provocado pelas classes emergentes. “Desde 2006, adotamos estratégias para ampliar o acesso às viagens de avião para uma parcela maior da população, sempre mantendo nosso foco na prestação de serviços de alta qualidade a todos os clientes. Em agosto do ano passado, lançamos nosso programa de varejo, com ações que vão desde facilitar o financiamento até orientações aos novos passageiros”, comenta Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas. “Um dos resultados desse projeto é que, no último 25 de abril, volta do feriado de Tiradentes e Semana Santa, mais de 136 mil pessoas viajaram conosco. Esse é o maior número de clientes que já transportamos em um único dia, sem abrir mão de altos índices de pontualidade e regularidade.”

A oferta de serviços de qualidade também faz da companhia a preferida dos executivos brasileiros. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), a TAM lidera a venda de passagens aéreas para esse público, com 47,34% do mercado doméstico e 18,8% do internacional.

No ano passado, a TAM deu um passo importante para tornar sua marca mais conhecida mundialmente ao aderir à Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo. Desde maio de 2010, a empresa integra essa rede, que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Avaliada em US$ 632 milhões, a marca Multiplus, da rede de empresas e programas de fidelização criada pela TAM, foi classificada na 21ª posição, contribuindo com 21% no valor de mercado da empresa. “Criamos o Multiplus em 2009 e abrimos seu capital em fevereiro de 2010. Com uma empresa tão jovem, estar entre as marcas mais valiosas do País nos deixa muito orgulhosos”, comemora Eduardo Gouveia, presidente do Multiplus.

A pesquisa realizada pela BrandAnalytics utiliza a metodologia da Millward Brown, empresa responsável por um ranking mundial das marcas mais valiosas entre companhias de capital aberto. A versão nacional do levantamento analisou 200 marcas de 150 empresas listadas em Bolsa no Brasil. Foram feitas mais de 14,8 mil entrevistas.

Publicidade