TAP Manutenção e Engenharia Brasil implementa Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional

1155

Com objetivo de fornecer a seus funcionários um sistema de gestão de segurança voltado para controlar e prevenir o risco de incidentes nas operações, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. implementou o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO).

A segurança na aviação tem sido desenvolvida, historicamente, a partir de análises reativas de acidentes passados e a introdução de ações corretivas para prevenir a recorrência destes eventos. Com o atual índice de acidente extremamente baixo, é crescente a dificuldade de implantar melhorias ao nível de segurança usando esta metodologia. Assim, foi criada uma abordagem proativa para o gerenciamento da segurança que se concentra mais no controle dos processos do que em esforços direcionados à inspeção extensiva e ações corretivas nos produtos finais.

O Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), conforme termo adotado pela ANAC, conhecido internacionalmente como Safety Management System (SMS), está se tornando o programa de segurança padrão na aviação, em todo o mundo, por recomendação da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO – International Civil Aviation Organization) e deve ser executada em quatro fases. Na TAP M&E Brasil a conclusão das quatro fases está programada para dezembro de 2012.

Para a ICAO, os Estados devem estabelecer um programa de segurança para a operação e manutenção de aeronaves, serviços de tráfego aéreo e aeródromos. Esse programa deve ser feito em fases para que sejam fornecidas uma série de passos gerenciáveis que administrem, efetivamente, a carga de trabalho dos funcionários, além de produzir uma mudança cultural no processo de tratamento dos perigos e riscos. Desta forma, o SGSO torna-se eficaz e apto a produzir benefícios, tais como: redução de incidentes e acidentes, redução dos custos diretos e indiretos e redução dos prêmios de seguros e não, meramente, ser um programa burocrático.

“Esta iniciativa busca promover um trabalho de gestão de riscos que antecipe situações que possam gerar algum tipo de perigo à rotina da Empresa e aos seus Funcionários. Nosso objetivo é controlar o risco e garantir que esse controle seja eficaz, além de produzir uma mudança cultural no processo de tratamento dos perigos e riscos em prol de toda Organização”, comenta o Presidente da TAP M&E Brasil, Engenheiro Nestor Mauro Koch.