Transaero Airlines consolida pedido para quatro A380s

600

A Transaero Airlines, a segunda maior companhia aérea da Rússia, finalizou o acordo de compra com a Airbus para quatro aeronaves A380. O acordo foi assinado recentemente por Olga Pleshakova, CEO da Transaero Airlines e Christopher Buckley, vice presidente executivo da Airbus para a Europa, Ásia e Pacífico, no primeiro dia do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Este pedido segue um memorando de entendimento assinado em outubro de 2011. O negócio será financiado com o apoio do VEB Leasing.

A Transaero se torna o primeiro cliente para o A380 na Rússia, na CIS e na Europa do Leste. A companhia aérea russa planeja iniciar as operações com o A380 em sua rede de longo alcance de rotas com alta densidade a partir de Moscou. As aeronaves terão uma configuração com três classes cabines, com capacidade para cerca de 700 passageiros. A Transaero anunciará a escolha dos motores em breve.

“Nossa companhia aérea, com uma forte cultura de inovação, será a primeira na Rússia a voar o A380, a maior aeronave de passageiros do mundo. Tenho certeza que a operação do A380 estimulará o desenvolvimento do setor aéreo da Rússia, em particular, sua infraestrutura de solo. Além disso, nossos passageiros serão beneficiados com uma experiência de voo totalmente nova que o A380 oferece com sua cabine espaçosa e confortável, para seus voos de longa duração”, disse a CEO da Transaero Airlines, Olga Pleshakova.

“Estamos muito felizes em dar as boas vindas à Transaero como nosso novo cliente do A380”, disse John Leahy, Diretor de Operações – Clientes, da Airbus. “Estamos confiantes que a esta aeronave, a mais eficiente, permitirá a companhia aérea a lidar com o crescimento do tráfego na Rússia e oferecer aos passageiros níveis incomparáveis de conforto a bordo”, adicionou.

A Transaero Airlines inaugurou seus serviços em novembro de 1991, e atualmente serve mais de 130 rotas em todo o mundo.

Desde que entrou em serviço em 2007, o ecoeficiente A380 excedeu todas as expectativas, transportando mais pessoas a lugares mais distantes com menores custos (mais de 23 milhões de passageiros até o momento). A cabine espaçosa e silenciosa e o voo tranqüilo fizeram da aeronave a favorita entre os passageiros. Isso resultou em load factors médios mais altos e maior lucratividade em voos do A380, fornecendo às companhias aéreas uma vantagem de competitividade importante onde quer que operem o equipamento. Com 100 voos diários, o A380 está se tornando uma visão familiar a cada mês e realiza uma decolagem ou um pouso a cada oito minutos.

Incluindo esse pedido para quarto A380 da Transaero, o total da carteira de pedidos do A380 está em 257 aeronaves de 20 clientes em todo o mundo. Até hoje, a Airbus já entregou 77 aeronaves a oito clientes.