O RIOgaleão recebeu aprovação do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos para iniciar o processo de implantação do US Preclearance (USCBP) no Aeroporto Internacional Tom Jobim.  Agora, um acordo entre os governos norte-americano e brasileiro é necessário para oficializar a iniciativa.

O programa, administrado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras norte-americana, permite que agentes do país, baseados em aeroportos estrangeiros, realizem o serviço de imigração e alfândega de passageiros destinados aos Estados Unidos antes mesmo de embarcar. A medida proporcionará uma nova experiência e benefícios aos viajantes rumo à América, que partirem do terminal carioca, já que desembarcarão com mais agilidade e comodidade sendo considerados passageiros domésticos. Com isso, será possível otimizar tempo e evitar filas no processo de imigração ao chegar nos Estados Unidos.

O departamento anunciou mais 10 aeroportos que também compõem a lista de selecionados. No total, apenas seis países em todo o mundo contam com o US Preclearance e, agora, outros nove foram priorizados para implantar o programa. A maioria dos aeroportos canadenses possuem o US Preclearance, como Calgary, Edmonton, Halifax, Montreal, Ottawa, Toronto, Vancouver e Winnipeg. Além do Canadá, Bermuda, Bahamas, Arubam e dois aeroportos na Irlanda, Dublin e Shannon, e um nos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.