Veja dicas da Infraero para o feriadão

523

A Infraero vai reforçar o monitoramento em seus 66 aeroportos para garantir conforto e fluidez aos usuários do transporte aéreo durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (23/6). A expectativa – baseada na venda de passagens declarada pelas empresas aéreas em relação ao ano passado  – é de que a movimentação de passageiros cresça em torno de dez por cento entre os dias 22 e 27/6, o que representa 3,9 milhões passageiros.

Além das equipes de plantão, com empregados da Infraero com os coletes amarelos “Posso Ajudar?” circulando pelos aeroportos para orientar os passageiros, a empresa vai acompanhar a movimentação pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGAs) de Brasília e Guarulhos, que contam com a presença de representantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. O Centro foi criado para coordenar a movimentação do aeroporto e garantir a eficiência e a agilidade no fluxo de passageiros e de aeronaves.

As ações da campanha “Fique Por Dentro” também continuarão para melhor atender aos usuários dos aeroportos. O material informativo está sendo disponibilizado nos Balcões de Informações e nos totens da Ouvidoria espalhados pelos aeroportos. Estão disponíveis também filmes informativos sobre os procedimentos para a passagem pelos equipamentos de raios-X nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Brasília, Galeão e Santos Dumont, visando dar mais agilidade na inspeção.

Orientações aos passageiros

Seguem abaixo algumas medidas que os passageiros podem tomar para garantir uma viagem ainda mais tranquila:

– Certifique-se quanto à documentação necessária para a sua viagem e de sua família;

– Segundo normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no check-in e no portão de embarque, os passageiros deverão apresentar um documento de identificação;

– Verifique com a empresa aérea as restrições quanto à quantidade e ao volume de bagagem permitida para voos domésticos e internacionais;

– Em caso de extravio de bagagem, procure a empresa aérea, preferencialmente ainda na sala de desembarque;

Estas recomendações, assim como outras dicas e informações para o usuário, estão disponíveis também no Guia do Passageiro, que pode ser obtido nos balcões de informação dos aeroportos da Infraero; no site da campanha “Fique Por Dentro” (www.infraero.gov.br/fiquepordentro) ou no twitter @infraerobrasil. A Infraero também disponibiliza o aplicativo Infraero Voos Online, onde o passageiro pode consultar a versão eletrônica do Guia, bem como a situação dos voos por aeroporto. O programa está disponível gratuitamente nas versões para iPhone, iPad e iPod, além de Blackberry e Java.