Viracopos é eleito o melhor aeroporto de carga do mundo

981

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), @viracopos_airport, foi eleito melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 399.999 toneladas por ano. O anúncio foi feito esta semana, em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

No ano passado, Viracopos já havia ficado com o título de 2º melhor aeroporto de carga do mundo na mesma categoria. Em 2016, o terminal de carga venceu na categoria de melhor da América Latina. “O foco de Viracopos é aperfeiçoar o desempenho operacional para os clientes, tanto do terminal de carga quanto do terminal de passageiros. Essa conquista é fruto de nossos investimentos e esforços conjuntos na perseguição da melhoria contínua”, destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Viracopos ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 ton./ano. Logo atrás do terminal de Campinas aparecem os aeroportos de Orlando (EUA) e de Guayaquil (ECU). Em 2017, o Terminal de Carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas, entre exportação, importação, doméstico e curier (remessas expressas).

O Air Cargo Excellence Awards também havia premiado Viracopos, em 2014, como o melhor aeroporto de carga do Brasil e o segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, cada funcionário do Terminal de Carga é diretamente responsável por mais esta importante conquista. “Este reconhecimento foi alcançado pela dedicação e participação de todos os funcionários que trabalham diariamente para melhorar nossa eficiência e nossa excelência. Também é importante destacar que sem o apoio dos órgãos brasileiros de fiscalização e de toda a cadeia logística Viracopos não alcançaria este prêmio”, disse ele.

O gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize, destacou a importância dos investimentos no terminal. “Os investimentos em infraestrutura e significativas melhorias na gestão do Terminal de Carga consolidaram Viracopos entre os melhores aeroportos de carga do mundo em sua categoria”, destacou o gerente.

Vencedores na categoria aeroportos:

– Categoria até 399.999 Toneladas/ano:

1º • São Paulo Viracopos/Campinas, VCP – Diamond Award
2º • Orlando, MCO – Platinum Award
3º • Guayaquil, GYE – Gold Award

– Categoria até 400.000 a 999.999 Toneladas/ano:

1º • Quito, UIO – Diamond Award
2º • Oakland, OAK – Platinum Award
3º • Toronto, YYZ – Gold Award

– Categoria acima de 1 milhão de Toneladas/ano:

1º • Singapura, SIN – Diamond Award
2º • Hong Kong, HKG – Platinum Award
3º • Incheon, ICN – Gold Award

Publicidade