Viracopos recebe supercaminhão de bombeiro

1309
RR3A9245 Bombeiros Viracopos
Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu hoje, dia 3 de setembro, o primeiro “supercaminhão” de bombeiro adquirido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O veículo é dos mais modernos do mundo e chega para reforçar ainda mais a segurança dos passageiros e dos aviões.

O caminhão, fabricado pela Rosenbauer, é do modelo Panther 6×6, um dos mais eficientes do mundo. De acordo com a tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Carro de Combate a Incêndio (CCI) pertence ao tipo 5, em uma escala que vai de 1 (menor) a 5 (maior).

O modelo já é usado nos principais aeroportos da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte. Na cabine do veículo cabem até 4 bombeiros.

Com velocidade média de 115 km/h, motor com 740 cavalos e aceleração de 0-80 km/h em 30 segundos, o veículo tem tração nas seis rodas e comporta 12.500 litros de água, 1.500 litros de Liquido Gerador de Espuma (LGE) e 250 kg de Pó Químico BC. A viatura pesa 35 toneladas carregado e o alcance do jato do canhão superior atinge, em média, 110 metros.

O Panther 6×6 é totalmente automatizado e conta com recursos de alta tecnologia, como computador de bordo, iluminação própria, câmera com infravermelho e visão térmica e sistema eletrônico de controle de agentes extintores.

“Investir na segurança operacional é uma das principais preocupações da Aeroportos Brasil Viracopos. Com esse novo veículo, garantimos a categoria dez de segurança contra incêndio em aeroportos, que é a mais alta existente e que permite ao aeroporto receber aviões de grande porte”. disse o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster. “Seguindo este caminho, iremos fazer de Viracopos o maior e melhor aeroporto da América Latina”, explicou.

O caminhão veio para o Brasil de navio, chegou ontem, dia 2, ao Porto de Santos e foi de carreta para Viracopos. A concessionária já adquiriu o segundo caminhão do mesmo modelo com a Rosenbauer, que chega ainda em 2013.