A WhiteJets, oficialmente WhiteJets Transportes Aéreos, foi uma companhia aérea brasileira especializada em voos “charter” (fretados) que operou entre 2010 e 2014. A empresa foi uma iniciativa do Grupo OMNI Aviation, sediado em Portugal e dedicado a diversas atividades no setor da aviação, como manutenção de aeronaves e promoção de voos charters, entre outras.

A Whitejets obteve em 5 de março de 2010 autorização para o funcionamento jurídico da empresa como transportadora aérea pública não regular de passageiro e carga e início de operações no dia 12 de junho na rota Rio de Janeiro (Galeão) – Campinas – Varadero (Cuba).

Em 2011, a empresa, ainda em fase de expansão, planejava iniciar voos regulares entre o Rio de Janeiro, São Paulo e o Recife; contudo, esses planos nunca se concretizaram. Para tal poderão ter contribuído as limitações da frota, que nunca chegou a ultrapassar o número de 4 aeronaves Airbus, todas elas com vários anos de utilização prévia por outras companhias.

Ao longo de 2012 surgiram dificuldades financeiras, com notícias dando conta que os funcionários da empresa tinham salários em atraso. Em 2013, a direção anunciou novos planos, com uma mudança de nome e, novamente, a intenção de apostar em voos regulares. Havia a intenção de acrescentar quatro novos aviões e rotas ligando Manaus e Brasília ao Rio e a São Paulo, com preços baixos.

Contudo, em setembro do mesmo ano, a OMNI Aviation fez regressar o único avião a Portugal, deixando a companhia sem meios de se tornar lucrativa. As atividades foram totalmente cessadas em 2014.

Fonte: Whitejets e Aviação Brasil