Aeroporto de Bauru ganha novo nome

327

O Aeroporto Estadual de Bauru passará a se chamar Aeroporto Comandante João Ribeiro de Barros. De autoria do deputado estadual Sebastião Almeida (PT), o projeto de lei 117/2005, que deu o nome ao aeroporto, foi aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo.

A iniciativa presta uma homenagem ao comandante da primeira aeronave (o hidroavião Jahú) a realizar a travessia do Oceano Atlântico, entre 1926 e 1927. João Ribeiro de Barros saiu de Gênova, na Itália, e chegou a Fernando de Noronha, no Brasil. A viagem durou cerca de seis meses.

Natural de Jaú, interior de São Paulo, João Ribeiro abandonou o curso de Direito na Faculdade do Largo São Francisco (USP) para estudar aviação. Fez cursos nos Estados Unidos e na Europa. Perseguido durante o governo Getúlio Vargas (que não permitiu que ele fizesse uma segunda viagem), lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Ao lado de Santos Dumont, João Ribeiro de Barros é considerado um dos heróis da aviação mundial. Devido à travessia, o comandante recebeu 402 condecorações, inclusive de outros países como Portugal, França, Itália, Bélgica e Alemanha, além do troféu Hamon, concedido pela Liga Internacional de Aviadores, com sede em Paris.

Inaugurado na década de 40, o Aeroporto Estadual de Bauru tem vôos regulares para os municípios de São Paulo e Araçatuba. Mensalmente, são realizados cerca de 1.500 pousos e decolagens, com uma média de dois mil passageiros.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP