Airbus e JAXA fecham acordo de parceria para pesquisa

83

Uma cerimônia oficial foi realizada durante o Paris Air Show, com a presença de Takashi Ishikawa, Diretor Executivo do Grupo de Programas de Aviação da JAXA, e Christian Scherer, Chefe do Departamento de Estratégia e Programas Futuros da Airbus. Esse acordo marca a primeira parceria de cooperação entre a Airbus e uma agência aeroespacial japonesa.

A pesquisa começará por duas áreas já definidas: a de VaRTM (Moldagem Assistida de Transferência de Resina a Vácuo) e NDI (inspeção não-destrutiva) para a avaliação de novas tecnologias de materiais compósitos. Assim que a primeira fase for concluída com sucesso, a Airbus e a JAXA pretendem estender as pesquisas a outras áreas, que poderão incluir a aplicação de tecnologias revolucionárias e inovadoras na indústria aeroespacial.

O Diretor Executivo do Grupo de Programas de Aviação da JAXA, Takashi Ishikawa, disse: “Estamos muito orgulhosos com esta parceria e esperamos que ela seja o ponto de partida para um futuro brilhante. A JAXA tem um longo e bem-sucedido relacionamento com institutos de pesquisa europeus, como o ONERA e o DLR. Esse contrato inaugura um novo capítulo nas relações da JAXA com a Europa.”

Christian Scherer, Chefe do Departamento de Estratégia e Programas Futuros da Airbus, disse: “A Airbus já conta com mais de 21 parceiros industriais no Japão. Nós admiramos a alta qualidade, confiabilidade e tecnologia do setor aeroespacial japonês, por isso ficamos muito felizes com o crescente interesse de instituições japonesas em trabalhar conosco. Esse acordo representa o início de uma nova fase de parceria com foco em pesquisa e desenvolvimento e fortalece nossas relações com o Japão”.

A JAXA, com sede em Tóquio, Japão, é uma organização nacional de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia aeroespacial, incluindo tecnologias aeronáuticas inovadoras, transporte aéreo, exploração e uso do espaço aéreo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP