CEO da Air France-KLM é o Homem do Ano 2004

141

Em cerimônia realizada na cidade de Nova York no último dia 15, a Câmara de Comércio Franco-Americana (CCFA) concedeu a Jean-Cyril Spinetta, Presidente e CEO do Grupo Air France-KLM, o título de “Homem do Ano 2004” por sua exemplar contribuição às relações comerciais entre a França e os Estados Unidos. Na ocasião, Spinetta revelou planos de expansão da Air France nos Estados Unidos, com aumento da oferta de assentos nos vôos para Nova York, um terceiro vôo diário para Washington e, no futuro próximo, abrindo novas rotas, como Detroit.

Este prêmio é concedido desde 1984 e Spinetta é o 21º executivo laureado por contribuir com o desenvolvimento das relações comerciais franco-americanas. Ao aceitá-lo, ele declarou: “O corredor do Atlântico Norte tem sido e continuará sendo a espinha dorsal da rede mundial da Air France. Esse compromisso reflete a longa história de nossa presença no mercado norte-americano”. Spinetta ocupa também o cargo de Presidente da IATA (International Air Transport Association) para o período 2004-2005 e foi Presidente da Associação de Companhias Aéreas Européias em 2001.

Para Serge Bellanger, Presidente da CCFA, “é uma honra reconhecer Jean-Cyril Spinetta por sua visão e determinação, que asseguraram o crescimento do Grupo Air France-KLM e sua transformação em um dos líderes mundiais na aviação comercial, nestes tempos de grandes desafios para o setor. Ele tem demonstrado o seu compromisso em aprimorar o desenvolvimento comercial dos dois países com a expansão da companhia nos Estados Unidos e construindo parcerias estratégicas por meio da aliança global SkyTeam”.

Sob a direção de Spinetta, a Air France consolidou sua atual posição de liderança global na indústria da aviação comercial. Recentemente, foi responsável pela fusão entre a Air France e a KLM, operação que criou a maior companhia aérea do mundo em faturamento, o Grupo Air France-KLM. Foi também um dos principais arquitetos da aliança global SkyTeam, fundada em 2000, que reúne Aeroméxico, Air France, Alitalia, Continental, CSA Czech, Delta, KLM, Korean Air e Northwest. Com três empresas norte-americanas (Continental, Delta e Northwest), a SkyTeam é hoje uma das alianças que mais rapidamente cresce no mundo.

FONTE: Aviação Brasil / Air France-KLM – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP