IATA altera pagamento das vendas faturadas das agências de viagem

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As Agências de Viagem de todo o Brasil já estão se preparando para os novos procedimentos definidos pela IATA (Internacional Air Transport Association). A partir de 1.° de janeiro de 2006, o pagamento das vendas de passagens aéreas para as Empresas Aéreas passa a ser semanal. A medida impactará na rotina de mais de 2 mil agências, espalhadas em quase cinco mil pontos de vendas. E somente nas vendas faturadas. Os procedimentos para vendas contra cartão de crédito não sofrem alterações.

Atualmente o sistema de pagamento dos bilhetes aéreos das Agências para as Empresas Aéreas é decendial, ou seja, o fechamento é feito a cada dez dias e o pagamento ocorre 13 dias depois do último dia do período de vendas. Em 2006, o fechamento será a cada semana, e as agências efetuarão o pagamento dez dias depois do último dia do período de vendas. Isto é, toda quarta-feira. No dia 20/9 as Agências de Viagem receberam da IATA o calendário para 2006.

Os novos procedimentos foram definidos durante a 28.ª Conferência da IATA de Passagens que aconteceu em julho e tem como principal justificativa a necessidade de aumentar o fluxo de caixa das empresas aéreas. Outro motivo é a redução dos riscos de inadimplência, com pagamentos mais freqüentes. O sistema de pagamento semanal foi adotado há três anos em todos os países da América Latina.

Para os agentes de viagem, na prática, as novas regras representarão uma maior quantidade de processamentos a cada mês, de 3 vezes para 4 ou 5, dependendo do mês.

Na relação entre Agentes de Viagem e Empresas Aéreas, a IATA administra o BSP (Billing and Settlement Plan), que possibilita a emissão de passagens aéreas pelas agências em nome da empresas aéreas, efetuando em seguida o faturamento e a cobrança contra as agências de viagem.

No Brasil, 34 Empresas Aéreas fazem parte do BSP. No mundo todo são mais de 260 integrando o sistema.

A mudança nos procedimentos faz parte de um ajuste mais amplo que está sendo realizado no Brasil. Em 2006, o país passará a adotar a Resolução 808 para o relacionamento com as agências de viagem, mais dinâmica e criada para proporcionar a globalização de procedimentos.

O telefone da IATA em São Paulo é (11) 2187 4282 ou na Internet www.iata.org.br

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP