Lufthansa CityLine comemora 50 anos

196

“Sua empresa aérea exerceu papel importante na história da aviação alemã. Entre outros feitos, cito a introdução dos aviões a jato no segmento de aviação regional, sua contribuição para o desenvolvimento da oferta de rotas européias para diversas cidades alemãs e os serviços prestados por ocasião da construção do centro de distribuição Munique”, disse ele.

Mayrhuber destacou ainda a transformação da Lufthansa CityLine de pequena “linha de táxi aéreo da Frísia Oriental” numa empresa aérea regional ativa e renomada em toda a Europa, tornando-se, inclusive, um dos pilares do grupo Lufthansa.

Atualmente, a Lufthansa CityLine atravessa uma fase de redirecionamento e redimensionamento. A empresa deverá se concentrar ainda mais no tráfego de aporte para os dois centros de distribuição Lufthansa em Munique e Frankfurt. Além disso, a Lufthansa CityLine receberá, a partir do segundo semestre de 2009, 20 jatos regionais Embraer 190/195, maiores e mais modernos, ao mesmo tempo em que tirará de operação 35 aviões menores e parcialmente mais antigos.

Christian Tillmans, diretor executivo da Lufthansa CityLine GmbH, afirma estar “convicto de que o redirecionamento permitirá à nossa empresa aérea continuar exercendo um papel de destaque no leque de produtos Lufthansa.” Klaus Froese, também diretor da CiyLine, acrescenta: “Nos últimos 50 anos, a Lufthansa CityLine alcançou altos padrões de qualidade. Nós nos orgulhamos disso e nos sentimos responsáveis por dar continuidade a isso.”

A empresa foi fundada em novembro de 1958 como “Ostfriesische Lufttaxi” (OLT) e registrada na Junta Comercial em 22 de janeiro de 1959. Em 17 de junho de 1959, a jovem empresa aérea realizou seu primeiro voo a partir do aeroporto de Emden. À mudança da razão social para “DLT Luftverkehrsgesellschaft” em 1974 seguiu-se a cooperação com o grou, que marcou época com a participação da Lufthansa na DLT a partir de junho de 1978. No mesmo ano, a DLT iniciou suas operações de voo para o exterior em nome da Lufthansa, passando a fazer voos de linha exclusivamente sob número de voo Lufthansa a partir de 1988. No início de 1992, mudou novamente sua razão social para Lufthansa CityLine. Um ano depois, a empresa passou a ser 100% filiada à Deutsche Lufthansa AG.

Desde outubro de 2003, a Lufthansa CityLine, cuja sede fica em Colônia, faz parte do grupo Lufthansa Regional e atualmente opera 69 jatos para mais de 70 destinos na Alemanha e na Europa. A empresa aérea realiza mais de 400 voos diários e transportou 7 milhões de passageiros por ano. A Lufthansa CityLine recebe regularmente o certificado EMAS II da Ordem Européia de Auditoria Ambiental, obtido por seu sucesso na gestão ambiental, assim como o certificado ambiental internacional ISO 14001, ambos desde 1999.

Atualmente, a Lufthansa CityLine exerce a maior parte de suas atividades no aeroporto de Munique. Cerca de um terço de todos os voos Lufthansa a partir de Munique são operados pela Lufthansa CityLine (110 partidas por dia). Desde 2008, a escala técnica da CityLine em Munique está instalada no novo hangar de manutenção com mais de 10.000 metros quadrados de área, o equivalente a aproximadamente dois campos de futebol. Cerca de 50% da frota CityLine está baseada em Munique, onde também trabalham cerca de 700 funcionários da manutenção e das operações de voo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP