Turkish aumenta frota com mais 36 aeronaves da Airbus

140

A empresa turca Turkish Airlines assinou um contrato para a compra firme de 36 aviões da Airbus, das famílias A320 e A330, fortalecendo a presença do fabricante europeu naquela região. Este contrato renova a associação entre a Turkish Airlines e a Airbus, iniciada em 1984 quando o A310 tornou-se o primeiro avião dessa fábrica a ser operado pela empresa sediada em Istambul. Agora, 20 anos depois, e após a introdução em sua frota dos A340-300 em 1993, a Turkish Airlines optou novamente por modernos produtos da Airbus, ao adquirir 19 A320, 12 A321 e 5 A330-200.
Com entregas previstas de outubro de 2005 até 2008, essa empresa planeja utilizar os novos aviões em rotas domésticas e internacionais de médias e longas distâncias, a partir de Istambul. A Turkish Airlines escolheu turbinas IAE V2500-A5 para os A320 e A321 e General Electric CF6-80EIA3 para os A330-200. Todos os novos aviões terão cabines de passageiros com duas classes, oferecendo não só uma confortável classe executiva mas também uma econômica com mais espaço individual, devido à fuselagem mais larga.
A assinatura do contrato realizado em Berlim, contou com as presenças do chanceler alemão Gerhard Schröder, do presidente francês Jacques Chirac e do primeiro-ministro da Turquia Tayp Erdogan, além do presidente do conselho da Turkish Airlines Candau Karlitekin.
“Nossa escolha de aviões da Airbus foi clara, após chegar à conclusão que com sua aquisição a Turkish iria ter um ótimo posicionamento, tanto em termos de atratividade para os passageiros como potencial de carga e menores custos. Os benefícios econômicos trazidos pelo nível tecnológico e itens de projeto desses aviões são exclusivos e muito atraentes”, disse Abdurrahman Gundogdu presidente e principal executivo da Turkish. “Esperamos por outubro de 2008 quando receberemos todas as vantagens da padronização total dos aviões de nova geração da Airbus, assim como da instalação de um simulador de A320 do fabricante europeu”.
“Estamos encantados de poder revigorar nossa relação com a Turkish Airlines e de apoiá-la em sua estratégia de crescimento”, disse Noel Forgeard presidente e principal executivo da Airbus. “As vantagens de empregar uma frota de diferentes aviões da Airbus são enormes e estamos certos que as operações da Turkish, seus tripulantes e os passageiros serão muito beneficiados”.

FONTE: Aviação Brasil / Airbus – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ