Varig fecha acordo com a Boeing para recuperação de seis turbinas de MD-11

89

A VARIG e a Boeing Capital Corporation firmaram um acordo de financiamento para recuperação de seis turbinas de MD-11, que irá permitir até o final de março a reincorporação à frota de dois aviões que estavam em manutenção na VEM (Varig Engenharia e Manutenção).

Para o presidente da VARIG, Marcelo Bottini, a celebração deste acordo tem um significado especial no momento em que a VARIG passa pela recuperação judicial. “É muito importante termos os nossos esforços reconhecidos por uma companhia de peso internacional, como é a Boeing. Entendemos que isso é acreditar no futuro da VARIG, em sua recuperação no mercado da aviação comercial, assim como todos nós na empresa”.

A VARIG inicia o ano de 2006 com previsão de ter uma frota de 64 aviões já ao final deste mês, numa superação da meta proposta no seu plano de recuperação. Segundo Marcelo Bottini, a empresa tem demonstrado desde a segunda quinzena de dezembro passado, quando tinha 57 aviões em operação, uma capacidade de cumprir metas em curto tempo. Ao fim do cronograma de recomposição da frota, a previsão é colocar no mercado, neste primeiro semestre, mais 2000 assentos para venda nas agências de viagem.

Na segunda quinzena de dezembro passado entraram em operação um Boeing 777 e três Boeings 737, possibilitando a oferta de 648 lugares (B777 – 240 assentos e B737 – 136) em vôos nacionais e internacionais.

Dia 5 serão reincorporados um Boeing 767, de 210 assentos, e até o dia 15 de janeiro mais dois Boeing 737, com total de 272 lugares.

O cronograma prossegue em fevereiro com a recuperação de três Boeings 737, totalizando mais 408 assentos no mercado. Em março acontece a reintegração dos dois MD-11 com as novas turbinas e em abril um Boeing 777, perfazendo um total de 720 lugares.

Além de superar a meta inicialmente proposta para a recomposição de sua frota, a entrada em operação desses aviões irá permitir o perfeito atendimento da atual malha doméstica e internacional.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP